Moradores pedem agências bancárias em morros de Santos

Poder público estuda construção de agências nos morros Nova Cintra e São Bento

Por: Por ATribuna.com.br  -  02/10/20  -  22:36
Atualizado em 02/10/20 - 22:39
  Foto: Alberto Marques/AT

Para acompanhar o desenvolvimento na ocupação das regiões de morros de Santos, moradores têm cobrado as autoridades por agências bancárias. Após alterações realizadas na Lei de Uso e Ocupação do Solo, a implantação de novos empreendimentos comerciais e bancos se tornou possível. Agora, autoridades do poder público trabalham pela reivindicação.


O vereador Ademir Pestana (PSDB) afirma que tem cobrado os órgãos competentes e luta pela causa por meio do requerimento de nº 1814/2015, há cinco anos. A ideia é levar agências bancárias para os morros Nova Cintra e São Bento, a princípio. 


A população desta região da cidade seria beneficiada pelos bancos nos morros, uma vez que o desenvolvimento e negócios poderiam ser impulsionados pela iniciativa, de acordo com o requerimento. Atualmente, 35 mil moradores, além dos comerciantes, precisam se deslocar a outros bairros, fora dos morros, para ter acesso a um banco.


Exemplo


No Rio de Janeiro existem agências bancárias em várias comunidades, entre elas: Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Vidigal e Rocinha. Cerca de 69% dos moradores já possuem algum serviço financeiro. O uso de aplicativos e o surgimento de agências dentro das comunidades contribuíram para este avanço.


Já nos morros de Santos, apesar do potencial de negócios, até o momento, ainda não há nenhuma agência para atender a demanda da população. Uma cópia do requerimento foi encaminhado à Febraban e a instituições financeiras além de senadores e deputados federais.


Logo A Tribuna