Moradores de Santos se revoltam com falta de doses de vacina contra covid-19 no Rebouças

Quem procurou o local informa que a segunda dose da vacina Astrazeneca acabou em menos de 3 horas

Por: Júnior Batista  -  12/07/21  -  11:34
Atualizado em 12/07/21 - 16:09
         Munícipes aguardam novas doses da vacina Astrazeneca no Rebouças
Munícipes aguardam novas doses da vacina Astrazeneca no Rebouças   Foto: Vanessa Rodrigues

Um dia após a Prefeitura de Santos informar que iria reduzir os postos de vacinação porque há pouco estoque de vacinas, o público se revoltou por causa das filas que já se formaram.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Tânia Alice, de 65 anos, mora no canal 3 e tomou a primeira dose na Vila Mathias. A segunda dose estava marcada para o dia 12 e ela chegou às 8h no Ginásio do Rebouças.


“É muito absurdo isso. Deveriam informar antes de acabar”.


Sueli Santos Fernandes, de 65 anos, chegou às 9h no Rebouças. A fila estava no canal 7. “Estávamos escutando que ainda ia chegar, mas estamos esperando. Se tivessem avisado mais cedo quantas doses tinham, era melhor”, explicou ela, que veio da Zona Noroeste.


O local aplica a segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca e as doses acabaram antes das 10h30 desta segunda-feira (12). O posto foi aberto às 8 horas.


         Cerca de 110 doses chegaram no Rebouças por volta das 11h.
Cerca de 110 doses chegaram no Rebouças por volta das 11h.   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O espaço abriu às 8h com 240 doses. Mas elas não foram suficientes logo na primeira hora. As pessoas foram informadas de que as doses haviam acabado, mas muitos resolveram ficar e esperar que mais doses chegassem.


Outra remessa de 75 foi enviada e, em seguida, mais 110 - este último lote acabou de terminar. Para esses dois últimos lotes foram distribuídas senhas. Fora do ginásio ainda há pessoas na fila, mas a confusão já dispersou.


Estão em funcionamento nove postos de vacinação contra a Covid-19, sendo quatro exclusivos para a primeira dose e cinco para a segunda. Pessoas acima de 36 anos podem buscar os imunizantes.


Com a ajuda da GCM, as pessoas estão sendo informadas na porta que não há mais doses de Oxford/AstraZeneca nesta segunda e sendo orientadas a retornar amanhã cedo.


Em nota, a Prefeitura de Santos informa que sempre coloca as doses de vacina contra a covid-19 à disposição nos postos para o atendimento do maior número de pessoas possível.


O Município esclarece que não recebeu novas doses de Oxford/AstraZeneca por parte do Governo do Estado para a imunização de segunda dose. Por isso, as vacinas disponíveis em estoque nesta segunda-feira (12) não foram suficientes para atender à demanda.


No período da manhã, as equipes distribuíram senhas aos munícipes que aguardavam para serem imunizados. Os demais foram orientados a esperar a chegada de novas doses.


A Prefeitura já entrou em contato com o governo estadual e obteve como resposta que uma nova remessa de vacinas será enviada ao Município nesta terça-feira (13).


Logo A Tribuna