Moradores de Santos reclamam do estado da Praça dos Andradas: ‘Muitos buracos e malandros'; VÍDEO

Munícipes e pessoas que trabalham na região criticam piso com buracos e falta de segurança durante a noite

Por: Jordana Langella  -  14/06/21  -  13:19
Atualizado em 14/06/21 - 13:22
    Praça dos Andradas é alvo de críticas
Praça dos Andradas é alvo de críticas   Foto: Jordana Langella/ AT

Localizada ao lado da recém reformada Rodoviária de Santos, a Praça dos Andradas é um ponto histórico da Cidade, mas é alvo de críticas de moradores e trabalhadores da região do Centro, por causa do atual estado de conservação. Confira os detalhes na videorreportagem abaixo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!



A situação do piso, com buracos em diferentes pontos que causam poças de água, foi uma das reclamações das pessoas ouvidas pela reportagem. “Eu acho que precisa melhorar o chão, porque tem alguns buracos. Eu tenho a impressão que o meu pé afunda um pouco, quando eu ando aqui”, disse João Bullo, de 46 anos.


   Piso com buracos na Praça dos Andradas
Piso com buracos na Praça dos Andradas   Foto: Jordana Langella/ AT

Além disso, a segurança no entorno da Praça dos Andradas também preocupa a população. “As pessoas passam aqui depois de um certo horário e tem muita violência, muitos “malandros” que abordam as pessoas. Não tem segurança, nem tem polícia”, apontou Alexandre Franco, técnico de informática, de 50 anos.


Outro ponto que também chama a atenção dos transeuntes que passam diariamente ao redor da praça é uma nova obra que retirou a fonte do local e está em fase de andamento, mas sem nenhum tipo de sinalização com informações públicas, como valor, objetivo e previsão de término.


    Nova obra na Praça dos Andradas
Nova obra na Praça dos Andradas   Foto: Jordana Langella/ AT

Por meio de nota, a Prefeitura de Santos informou que a obra custa 20 mil reais para a Cidade e faz parte de um projeto de revitalização paisagística do espaço. Também ressaltou que serão feitos reparos no mosaico do piso para eliminar os buracos.


Já em relação à segurança explicou que o policiamento é feito pela Polícia Militar com a colaboração da Guarda Civil Municipal e há sete câmeras de monitoramento na praça.


A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ao ser questionada sobre as reclamações de insegurança no local, declarou, por meio de nota, que houve uma redução de 23.25% de roubos, em Santos, nos primeiros quatro meses de 2021.


Veja as notas na íntegra abaixo.


NOTA DA PREFEITURA


A Prefeitura informa que a Praça dos Andradas passa por serviços de revitalização. A fonte está sendo transformada em jardim. Nesta segunda-feira (14), será colocado novo gramado e demais itens de paisagismo. Ao mesmo tempo, serão realizados os reparos no pavimento de mosaico (para eliminar os buracos) e nas bases de separação dos jardins.


A obra tem previsão de término na primeira quinzena de julho e custo estimado em R$ 20 mil. Sobre a segurança, a Administração esclarece que o combate e investigação de delitos (furtos, roubos etc.) são de responsabilidade das autoridades policiais. A Guarda Civil Municipal (GCM) dá apoio à Polícia Militar (PM) quando solicitado pela corporação. Além disso, a GCM atende às ocorrências encaminhadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) ou quando é acionada pelos munícipes, durante o patrulhamento. A Praça dos Andradas tem sete câmeras de monitoramento e há outras dez na Rodoviária de Santos, totalizando 17 equipamentos integrados ao CCO, que monitora toda a Cidade (24h). A população pode acionar a GCM pelo 153 e a PM pelo telefone 190


NOTA DA SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA


O policiamento preventivo e ostensivo na região será reforçado pela Polícia Militar, que já atua por meio dos programas Força Tática, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), Ronda Escolar, Radiopatrulha e Policiamento Comunitário. Nos primeiros quatro meses deste ano, o trabalho conjunto das forças de segurança permitiu a redução de 23,25% dos roubos nos quatro primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020 em Santos. No quadrimestre, 570 pessoas foram presas e 108 veículos recuperados.


Logo A Tribuna