Moradores da Zona Noroeste de Santos reclamam do estado da Praça da Paz Universal; VÍDEO

População se queixa de lixo, grama alta e alagamentos na região

Por: Jordana Langella  -  29/06/21  -  08:19
   Praça da Paz Universal é alvo de críticas da população
Praça da Paz Universal é alvo de críticas da população   Foto: Jordana Langella/ AT

Insatisfeitos com o estado de conservação da Praça da Paz Universal, localizada na Zona Noroeste de Santos, moradores da região se queixam da falta de cuidados do local. Mesmo com quadras de esporte, playground para crianças e jardim, a população que mora na região acha que não há uma boa conservação do local. Veja mais detalhes na videorreportagem abaixo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!



Com a presença da Estação Cidadania - espaço criado em 2019 para o incentivo da cultura, esporte e lazer -, o que alguns moradores relatam sobre a praça é diferente da finalidade inicial do equipamento público.


Por sinal, as quadras de esporte estão entre as principais críticas ouvidas pela reportagem. “Quando chove, viram uma praia, uma piscina”, queixou-se Maria Cristina Silles, do lar, de 57 anos.


A opinião também foi compartilhada por Marcilene Braz Gonçalves Cerqueira, cuidadora de idosos, de 45 anos, somada à preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e chikungunya. “Os agentes da dengue passam preocupados nas nossas residências, só que o mais importante é cuidar da praça, onde há a formação de poças de água e lixo acumulado. Então, não adianta nada eu tomar os cuidados na minha casa”, falou.


O acúmulo de lixo citado por Cerqueira pode ser facilmente observado em uma breve caminhada pela Praça da Paz Universal, que se mistura a entulhos e ao gramado alto, sem cuidado. “Ela está abandonada, precisando de manutenção, limpeza e o mato crescendo”, comentou Sérgio Henrique da Silva.


Por outro lado, há quem elogie a conservação do espaço e afirme que o problema maior é a população que joga lixo na região, mesmo que a coleta urbana seja feita. Para Deise Rosa Lima, diarista, de 58 anos, a Praça melhorou nos últimos anos. “Tendo em vista a situação de alguns anos atrás, agora melhorou bastante, está bem organizada e bem cuidada. O pessoal cuida dela.”, observou.


Por meio de nota, a Prefeitura de Santos e a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) informam que a limpeza e a varrição da Praça da Paz são feitas rotineiramente e que os pontos de descarte são limpos semanalmente de acordo com a programação da Cidade ou mediante agendamento prévio.


Além disso, também acrescentou que há estudos para a melhoria do local, englobando os campos de futebol, playground, pista de skate e academia. E ressaltou que denúncias e sugestões devem ser registradas via Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), pelo 162 e site.


Logo A Tribuna