Modernização dos semáforos de Santos terá investimentos de R$ 3 milhões

CET pretende sincronizar 100% dos semáforos da cidade via rede celular

Por: Maurício Martins  -  14/02/22  -  07:06
Atualizado em 14/02/22 - 15:30
Nova tecnologia ainda não chegou nem à metade dos equipamentos na cidade
Nova tecnologia ainda não chegou nem à metade dos equipamentos na cidade   Foto: Matheus Tagé/AT

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos pretende investir R$ 3 milhões, nos próximos três anos, para sincronizar 100% dos semáforos da Cidade via rede celular. O sistema é mais eficiente porque garante que todos os equipamentos funcionem de uma maneira sincronizada, programando abertura e fechamento simultâneos, em horários pré-estabelecidos.


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A nova tecnologia, com chip, começou a ser adotada no Município em 2019, mas ainda não atingiu nem a metade dos equipamentos. Dos 388 cruzamentos semaforizados sob a competência da CET, 163 dispõem do sistema sem fio (42%). Os demais 225 não passaram por modernização e mantêm as controladoras semafóricas de geração anterior, que dependem de cabos para comunicação — o que gera falhas constantes e prejudica o fluxo de veículos.


“A controladora é que passa as informações de quando o semáforo tem que ficar verde, quando ele deve ficar vermelho. Além da maior confiança, o sistema via celular possui mais velocidade de comunicação e possibilita fazer alterações no controle semafórico da central ou de qualquer local, não precisa ser presencialmente. A maioria das controladoras, hoje, é ligada por fibra óptica. Então, qualquer rompimento ou furto prejudica o sistema”, explica a diretora de Planejamento e Projetos da CET, Luciane Beck.


Ela acrescenta que todos os semáforos já têm programação, mas a CET pode fazer mudanças em casos pontuais, como em obras e acidentes viários.


A Cidade possui, ainda, 38 cruzamentos com semáforos da BR Mobilidade (para o Veículo Leve sobre Trilhos, VLT) e outros dez de responsabilidade da Santos Port Authority (SPA, administradora federal responsável pelo Porto).


Troca de equipamentos

A diretora da CET diz que, neste ano, a troca dos módulos necessários para o estabelecimento da comunicação por rede celular ocorrerá em mais 15% dos cruzamentos (58 pontos). Um dos locais a serem modernizados é a Avenida Conselheiro Nébias, onde a falta de sincronismo entre os equipamentos é alvo de reclamações constantes de motoristas.


Segundo a CET, embora com o sistema antigo, a Conselheiro Nébias já é dividida em cinco redes de sincronismo. A primeira fica entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Alexandre Herculano; a segunda, no cruzamento com a Avenida Francisco Glicério; a terceira vai da Avenida Rodrigues Alves até a Rua Luiz Gama; a quarta, entre as ruas João Guerra e Campos Salles; e a quinta rede, engloba da Rua Sete de Setembro à Rua General Câmara.


Manutenção custou R$ 2,1 milhões no ano passado

A média mensal de gastos para manutenção dos equipamentos semafóricos em 2021 foi de, aproximadamente, R$ 180 mil por mês, informa a CET. O montante, que passa dos R$ 2,1 milhões por ano, não inclui a mão de obra.


O valor foi destinado para a revitalização da sinalização semafórica (novos módulos eletrônicos) existente e para o conserto e para a reposição de peças e materiais de semáforos danificados em acidentes, alvos de furto e de vandalismo. Foram 175 ocorrências no ano passado.


A idade dos equipamentos instalados sob a responsabilidade da CET varia de três a 20 anos. Dos aparelhos, 58% têm até 20 anos de utilização, e outros 42% possuem, no máximo, três anos de uso.


Menos semáforos

A CET explica que, desde o início do ano passado, estuda reduzir a quantidade de semáforos na Cidade. O grande desafio, diz a companhia, é melhorar a mobilidade, garantindo segurança.


“A implantação de semáforos, como qualquer sinalização, leva em consideração o número de veículos e pessoas que passam por determinados locais. Existem lugares que em determinado momento tinham movimento maior de veículos e pedestres, mas, ocorrendo a redução, você pode reavaliar e retirar (sinais)”, diz a diretora de Planejamento e Projeto da CET, Luciane Beck, sem citar locais.


A companhia afirma que minirrotatórias são introduzidas em vias com baixo fluxo veicular e elevado índice de acidentes, de forma a organizar e reduzir a velocidade dos veículos na interseção. Em 2021, sete minirrotatórias foram instaladas na Cidade. Há previsão para outras neste ano, mas a CET não divulga onde.


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