Médico pede atenção na hora da academia em Santos: 'É um ambiente de alto risco'; VÍDEO

Infectologista faz alerta para cuidados durante prática de exercícios em ambientes fechados e ao ar livre

Por: Jordana Langella  -  04/05/21  -  08:37
  Cuidados devem ser redobrados em academias
Cuidados devem ser redobrados em academias   Foto: Reprodução: Pixabay

Com a chegada do clima ameno de outono e flexibilização das regras de restrição de combate à pandemia em Santos, publicadas no Diário Oficial na última semana, parte da população retoma a prática de caminhadas e corridas na praia durante a pandemia.



Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A equipe de ATribuna.com.br acompanhou o fluxo de pessoas se exercitando na região e entrevistou o médico infectologista Evaldo Stanislau sobre os cuidados que devem ser tomados ao ar livre e dentro de academias para evitar a disseminação de covid-19. Veja os detalhes na videorreportagem acima.


A maior parte das pessoas ouvidas durante a produção desta reportagem demonstrou respeito e preocupação à obrigatoriedade do uso de máscara e necessidade de distanciamento social. Porém, muita gente insiste em descumprir as diretrizes médicas e legais na cidade.


Neste sentido, o infectologista reforça que o uso de máscara é necessário em locais abertos, tendo em vista que o coronavírus continua presente no ar. “Embora você tenha uma dispersão e a corrente de ar para ajudar a dissipar gotículas, o risco de transmissão existe quando eu estou frente a frente com uma pessoa”.


  População pratica atividade física ao ar livre em Santos
População pratica atividade física ao ar livre em Santos   Foto: Jordana Langella/ AT

Além disso, o médico diz que as máscaras – específicas para esporte, de pano ou cirúrgicas – devem ser imediatamente substituídas, após a atividade física.


Já em relação aos exercícios feitos dentro de academias os cuidados devem ser redobrados. “É um ambiente de alto risco e em um ambiente de alto risco precisamos de proteção máxima, que passa pela renovação e circulação do ar e uso da máscara o tempo inteiro”.


Também reforçou que esses espaços não são ambientes de socialização. “Não adianta nada todo mundo ficar em volta de um aparelho aglomerado, batendo papo. As pessoas têm que entender que a academia é um ambiente de saúde, onde você faz seu treino e vai embora”, finalizou.


Logo A Tribuna