Mais de 200 pessoas participam de evento de conscientização sobre anemia falciforme em Santos

Ação aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

Por: ATribuna.com.br  -  26/10/21  -  14:34
 Anemia falciforme é uma doença hereditária que tem como principal característica a alteração no glóbulo vermelho
Anemia falciforme é uma doença hereditária que tem como principal característica a alteração no glóbulo vermelho   Foto: Nathalia Filipe/Prefeitura de Santos

Mais de 200 pessoas foram atendidas em uma ação realizada nesta segunda-feira (25), na Praça Mauá, no Centro de Santos. O evento aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, celebrado no dia 27 de outubro.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Com panfletagem, a ação esclareceu dúvidas em relação à anemia falciforme e orientou as pessoas. Além disso, a equipe forneceu encaminhamentos a unidades de saúde para quem apresentou alteração em testes de glicemia ou na aferição da pressão arterial.


“A comunidade negra tem mais tendência a sofrer de diabetes e pressão alta, bem como de anemia falciforme. Porém, também são condições encontradas em outras etnias em razão da miscigenação”, explica o coordenador de Promoção de Igualdade Racional e Étnica (Copire), Ivo Miguel Evangelista, dizendo que é importante a conscientização da doença falciforme, pois é uma condição que até alguns profissionais da área da saúde desconhecem.


A aposentada Josefa Maria de Menezes, de 74 anos, estava passando pelo local quando resolveu aferir a pressão e realizar o teste de glicose. “A enfermeira disse que está tudo certo, graças a Deus. Eu até tenho um exame de diabetes marcado, mas já fiz antes para conferir. Foi ótimo, elas foram muito atenciosas”.


Segundo o agente de correios João Carlos dos Santos Neto, de 47 anos, ele realiza a aferição de pressão arterial diariamente para monitorar a hipertensão, porém resolveu fazer o teste de glicemia e receber um informativo em relação à anemia falciforme. “Eu já sabia da doença antes, mas muitas pessoas não conhecem. Essa ação facilita para que as pessoas se informem a respeito".


Realizada pela Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial e Étnica (Copire) e pelo Conselho Municipal da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial, a ação de conscientização contou com apoio da Secretaria de Saúde de Santos (SMS) e suporte da Escola de Enfermagem El Shaday.


Anemia Falciforme

A anemia falciforme é uma doença hereditária que tem como principal característica a alteração no glóbulo vermelho do sangue. Os principais sintomas são a anemia crônica, icterícia (cor amarelada na pele e no branco dos olhos), síndrome mão-pé (inchaço doloroso nas regiões dos punhos e tornozelos) e crises dolorosas (principalmente em ossos, músculos e articulações).


Logo A Tribuna