Juiz aposentado José Ricardo Tremura morre aos 79 anos, em Santos

Ex-magistrado foi diretor do Fórum de Santos por 14 anos e exerceu cargos no Santos Futebol Clube

Por: Redação  -  13/01/22  -  18:30
Atualizado em 13/01/22 - 22:19
Juiz aposentado morreu em casa, vítima de infarto, no Boqueirão
Juiz aposentado morreu em casa, vítima de infarto, no Boqueirão   Foto: Reprodução/YouTube

O juiz aposentado José Ricardo Tremura, que foi diretor do Fórum de Santos entre 1978 e 1992, morreu nesta quarta-feira (13), aos 79 anos, de infarto, em casa, no Boqueirão. Seu corpo está sendo velado no Salão Nobre da Memorial Necrópole Ecumênica, no Marapé, e será cremado às 19 horas, no crematório da unidade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Tremura também foi assessor técnico da Secretaria de Governo da Prefeitura de Santos e atuou como gerente jurídico e conselheiro do Santos Futebol Clube, que decretou luto oficial de três dias. O ex-magistrado também integrou o Instituto Histórico e Geográfico de Santos.


Em 1984, enquanto diretor do Fórum, coube a Tremura proclamar o resultado da primeira eleição direta para a Prefeitura de Santos desde 1968. O vencedor do pleito foi Oswaldo Justo, que 16 anos antes havia sido vice na chapa de Esmeraldo Tarquínio. A ditadura o cassou em 1969 e, naquele ano, retirou a autonomia política da Cidade, devolvida em 1983 e retomada na eleição do ano seguinte.


Em julho de 2009, já aposentado, José Ricardo Tremura foi um dos alvos de uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF). Ela se baseou na Operação Avalanche, da Polícia Federal, e recaiu em Tremura a acusação de ter explorado seu prestígio pessoal em favor de uma cervejaria, para que ficasse livre de multas e impostos. O ex-juiz aceitou proposta do MPF para a suspensão do processo contra si.


Tremura era separado e deixa um filho, Ricardo.


Logo A Tribuna