Jovem de Santos aprovada em seleção de universidade americana busca recursos para bancar sonho

Rhayssa Braz é uma das quatro brasileiras aprovadas para a Zayed University/Minerva University

Por: Redação  -  13/09/21  -  10:43
 Desafio de Rhayssa é juntar o dinheiro para viagem, moradia e as mensalidades dos quatro anos de universidade.
Desafio de Rhayssa é juntar o dinheiro para viagem, moradia e as mensalidades dos quatro anos de universidade.   Foto: Matheus Tagé/AT

Desafios sempre fizeram parte da família de Rhayssa Braz, uma jovem santista de 18 anos egressa de escola pública (unidades municipais de Educação Barão do Rio Branco e Edmea Ladevig e Escola Estadual Marquês de São Vicente).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O primeiro foi vivido pela avó Maria dos Santos, de 76 anos, que também aos 18 decidiu tentar uma vida melhor e viajou 642 quilômetros, sozinha, da longínqua Lucélia, no Interior e São Paulo, até Santos. Aqui aprendeu a ler e escrever, concluiu os estudos e se tornou auxiliar de Enfermagem, profissão da qual se aposentou.


Depois foi a mãe, Silvia, de 51 anos, que, também egressa do ensino público, conseguiu ingressar em uma universidade pública para cursar Enfermagem.


Agora é a vez de Rhayssa, que quer percorrer uma distância 19 vezes maior que a traçada pela avó para realizar seus sonhos. Ela é uma das quatro brasileiras aprovadas no rigoroso processo seletivo para a Zayed University/Minerva University, uma parceria entre Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos.


O desafio de Rhayssa é juntar o dinheiro para viagem, moradia e as mensalidades dos quatro anos de universidade. Ela espera que, além do ingresso na escola dos sonhos, consiga bolsa de estudos, parcial ou integral, mas o primeiro passo é estar lá a partir de fevereiro.


Trajetória


A peregrinação de Rhayssa começou no ano passado, buscando, sozinha, por universidades internacionais que abrissem vagas para estudantes brasileiros.


“Fiz tudo sozinha. Ao todo, participei de 44 processos admissionais, sendo 43 para universidades nos Estados Unidos e um em Portugal”, relatou.


Dessa primeira etapa, Rhayssa foi admitida em nove programas, mas as ofertas que recebeu não garantiam apoio financeiro suficiente e, com o dólar no valor em que está, ficou inviável dar prosseguimento aos processos.


“Quando tudo parecia perdido, novamente achei na internet uma outra chance de concorrer a uma vaga universitária, e por coincidência do destino, era uma vaga em parceria com uma das universidades que eu mais desejava”, conta a jovem santista. O resultado foi positivo e, embora sem bolsa de estudos ainda, os valores são menores que para as universidades anteriores.


Durante os quatro anos de graduação na Zayed University/Minerva University, em Abu Dhabi, os estudantes percorrem outros sete campi com os quais a universidade tem relação: São Francisco (Estados Unidos), Seul (Coreia do Sul), Hyderabad (Índia), Berlim (Alemanha), Buenos Aires (Argentina), Londres (Inglaterra) e Taipei (Taiwan).


Mudar o mundo


Inventiva, falante e entusiasmada, Rhayssa sonha abrir portas para novos conhecimentos e uma visão de mundo diferente daquela que teve até aqui. “Eu quero viver várias vidas em uma só”, fala.


E a jovem quer mais: “Também quero ajudar outros jovens que, assim como eu, saem de escolas públicas e querem buscar outros horizontes. Acho que podemos nos ajudar. Com informação e conhecimento, ganhamos outras oportunidades”.


Como Ajudar


Para dar início a essa jornada, Rhayssa está recorrendo a uma vaquinha virtual para juntar ao menos os recursos necessários para os primeiros tempos lá fora. Quem quiser ajudá-la deve acessaro site neste link. Qualquer valor pode ser doado.


Logo A Tribuna