Iphan abre processo de tombamento do Panteão dos Andradas

Deputada Federal Rosana Valle (PSB) conseguiu abrir o processo e primeiras medidas foram tomadas

Por: ATribuna.com.br  -  09/07/21  -  15:06
Atualizado em 09/07/21 - 15:11
 O tombamento do panteão, como patrimônio nacional, visa valorizar a comemoração dos 200 anos de independência do Brasil
O tombamento do panteão, como patrimônio nacional, visa valorizar a comemoração dos 200 anos de independência do Brasil   Foto: Divulgação/Alesp

A deputada federal Rosana Valle (PSB), atendendo pedido da Comissão Santista do Bicentenário da Independência, conseguiu abrir um processo de tombamento do Panteão dos Andradas no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, que já tomou primeiras medidas.


Em atenção à legislação em vigor, o Governo do Estado tem promovido a transferência simbólica da sede do Governo para Santos, todo dia 13 de junho, data de nascimento do Patriarca da Independência.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O tombamento do panteão, como patrimônio nacional, visa valorizar a comemoração dos 200 anos de independência do Brasil, a ser celebrada dia 7 de setembro de 2022.


Em atenção a pedido do vereador Braz Antunes (suplente do PSDB), a deputada também apresentou indicação para que a Capital Federal seja simbolicamente transferida para Santos por um dia, durante as comemorações, em homenagem ao idealizador e patrono da independência, o santista José Bonifácio de Andrada e Silva.


Dependendo das condições sanitárias por causa da pandemia de covid-19, a deputada federal tentará marcar uma sessão solene no Congresso Nacional e ajudar na celebração da data, em Santos, com remanejamento de recursos de emendas já designadas para a Secretaria de Cultura de Santos.


Estas e outras providências foram detalhadas em reunião virtual mediada por Luiz Dias Guimarães, presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), quando foram definidos os próximos passos da ampla comissão que busca valorizar a Cidade e seu vulto histórico mais importante.


Logo A Tribuna