Interdições para obras de esgoto e VLT exigem paciência dos motoristas em Santos

Intervenções provocam a interdição total de vias e agentes da CET orientam o fluxo de veículos por rotas alternativas

Por: Sandro Thadeu  -  07/06/22  -  07:39
Atualizado em 07/06/22 - 18:43
Um dos pontos bloqueados é o Canal 2 (Avenida Bernardino de Campos), da Rua Carlos Gomes à Rua Evaristo da Veiga
Um dos pontos bloqueados é o Canal 2 (Avenida Bernardino de Campos), da Rua Carlos Gomes à Rua Evaristo da Veiga   Foto: Alexsander Ferraz/AT

As obras de substituição na rede coletora de esgoto da Sabesp e a necessidade do remanejamento das redes de drenagem para viabilizar a construção do segundo trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) têm obrigado os motoristas a ser pacientes em Santos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Temporárias, essas intervenções provocam a interdição total de vias e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orientam o fluxo de veículos por rotas alternativas.


Um dos pontos bloqueados é o trecho da Avenida Bernardino de Campos (Canal 2) entre as ruas Evaristo da Veiga e Carlos Gomes (sentido Praia-Centro), no Bairro Campo Grande, devido à abertura de uma cratera na semana passada.


A Sabesp iniciou nesta segunda (6) a instalação de uma nova tubulação coletora de esgotos. A via deve ficar interditada até 5 de julho. Os motoristas precisaram trafegar pelas ruas Carlos Gomes, Visconde de Cairu e Evaristo da Veiga.


A empresa está fazendo melhorias para reestabelecer as condições e estruturais desse mesmo tipo de tubulação na Rua Goiás, entre a Rua Assis Corrêa e a Avenida Ana Costa, no Gonzaga. A obra deve durar até o final de outubro.


Rua Goiás, no Gonzaga, também está passando por obras
Rua Goiás, no Gonzaga, também está passando por obras   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Por causa do grande fluxo de veículos naquela região, a Rua Luiz Suplicy teve a mão invertida para o sentido Canal 3 (Avenida Washington Luís)-Ana Costa.


VLT

Com previsão de operar no primeiro semestre de 2023, o segundo trecho do VLT terá oito quilômetros de extensão e fará a ligação da Linha 1 Barreiros-Porto (a partir da Estação Conselheiro Nébias) até a região central da Cidade.


Segundo a Prefeitura, há seis pontos de interdição total nos bairros Encruzilhada, Macuco e Vila Mathias para ajustes do trajeto do VLT, feitos pela Queiroz Galvão, empresa contratada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).


Um deles é na Rua Luís de Camões, na Encruzilhada, entre as ruas João Guerra e Borges, onde está sendo instalada a rede de drenagem. Até o final de julho, os motoristas deverão utilizar a Avenida Conselheiro Nébias.


Rede de drenagem está sendo instalada na Rua Luís de Camões, na Encruzilhada, entre as ruas João Guerra e Borges
Rede de drenagem está sendo instalada na Rua Luís de Camões, na Encruzilhada, entre as ruas João Guerra e Borges   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Até dia 24, está programado o bloqueio total das ruas Borges (entre a Rua Silva Jardim e a Avenida Conselheiro Nébias) e Campos Melo (entre as ruas Luiz Gama e João Guerra), no Macuco. A alternativa é a Avenida Rodrigues Alves.


Há, ainda, a interdição total da Rua da Constituição entre a Avenida Campos Sales e a Rua Almeida de Moraes, na Vila Mathias. Os motoristas devem trafegar pela Avenida Conselheiro Nébias.


O trecho da Constituição entre a Campos Sales e a Rua Júlio de Mesquita deverá continuar bloqueado até 13 de julho. Entre a Júlio de Mesquita e a Luiza Macuco, até 20 de julho.


Entre as ruas Luiza Macuco e Joaquim Nabuco, as intervenções deverão acabar até o dia 24 de agosto. Entre as ruas Joaquim Nabuco e Almeida de Moraes, o trânsito será liberado às 18 horas de 19 de julho.


Segundo a EMTU, um rígido protocolo é cumprido para a execução dos serviços, que começa com a divulgação do trecho interditado com panfletos entregues aos moradores e comerciantes da região, seguido da publicação no Diário Oficial do Município e interdição das vias.


Bloqueios parciais

A CPFL Piratininga informou que está fazendo obras na Rua DoutorArmando Sales de Oliveira, no Boqueirão. Elas fazem parte donovo sistema elétrico subterrâneo de alta tensão do Município. Acompanhia explicou que os clientes são avisados dos desligamentos programados que poderão ocorrer por causa dessas intervençõesna rede elétrica.


Conforme a Comgás, não há programa de obras com interdição total da via programadas para este mês na Cidade. Porém, a concessionária mantém intervenções com interdição de calçada e uma com ocupação parcial da via (uma faixa de rolagem).


Logo A Tribuna