Índices de testes positivos de covid-19 é menor em Santos

Centro de Testagem no Estádio Ulrico Mursa tem menor proporção de exames confirmando casos da doença

Por: Júnior Batista  -  22/07/22  -  20:27
Três em cada dez exames para detecção de coronavírus apresentam resultado positivo
Três em cada dez exames para detecção de coronavírus apresentam resultado positivo   Foto: Rogério Bomfim/PMS

Perto de completar um mês de funcionamento, o Centro de Testagem para covid-19 aberto pela Prefeitura de Santos no Estádio Ulrico Mursa, no Jabaquara, tem proporção de exames positivos menor do que no início de sua atividade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Dados do Município indicam que, entre 24 e 30 de junho, 898 dos 2.112 testes realizados deram positivo (42,5%). Entre o dia 1o deste mês e ontem, 1.350 dos 4.241 exames realizados apontaram infecção por coronavírus (31,8%). A média de todo o período é de 35,4% (2.248 positivos entre 6.353 testes).


Também em média, a quantidade de pessoas que procuraram o centro de testagem está menor. Considerando que o atendimento é de segunda a sexta-feira, o número médio diário entre 24 e 30 de junho (tirando os dias 25 e 26, sábado e domingo) foi de 422 testes. Em um período de 15 dias entre 1o e 21 deste mês, excluídos sábados e domingos, foram 283 por dia.


Diante dos números, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a necessidade de completar o ciclo vacinal contra a doença e diz continuar atenta às internações enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Cidade. Ontem, segundo a Prefeitura, 21,45% dos leitos gerais para covid-19 estavam ocupados.


Os testes são direcionados a quem apresentar sintomas gripais por três dias seguidos. Apenas em casos específicos é que os testes são realizados no primeiro dia de sintomas, como apurou a Reportagem no local. Em nota, a Prefeitura diz que os testes com antígenos se destinam a quem tenha sintomas gripais.


A nutricionista Pamela Marion Ribeiro Hilário, de 35 anos, estava com tosse e sintomas de resfriado. Preocupou-se em fazer o teste por causa do filho, de 2 anos, que também estava com sintomas. “Fico preocupada, principalmente por conta dele”, diz.


Ao final de 15 minutos de espera, alívio: resultado negativo. O local estava quase sem público na manhã ontem. “Há pouquíssimas pessoas vindo fazer os testes”, comentou uma enfermeira, sob anonimato.


Em nota, a Prefeitura informou que para ter acesso ao exame, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência em Santos, CPF (caso não tenha, se deve apresentar Cartão SUS) e estar com sintomas gripais.


Todos os pacientes com resultados positivos são orientados quanto ao tratamento. No Centro de Testagem, pessoas que requerem mais cuidados são encaminhadas a unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para avaliação médica.


A Prefeitura orienta, ainda, que todas as pessoas residentes em Santos que estejam com sintomas podem e devem procurar o Centro de Testagem.


Logo A Tribuna