Idosos do litoral de SP comemoram quarta dose contra covid-19 e vacina da gripe

Na região, Cubatão começou na segunda (28) a vacinar quem tem 60 anos ou mais com a quarta dose

Por: Júnior Batista  -  29/03/22  -  17:15
Idosos são vacinados contra a gripe e quarta dose da covid-19
Idosos são vacinados contra a gripe e quarta dose da covid-19   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Com movimento tranquilo, os idosos que buscaram a quarta dose da vacina contra a covid-19 e o imunizante que protege da Influenza, nesta segunda (28), ficaram poucos minutos na fila para receber um ou ambos imunizantes no Complexo Esportivo Rebouças, na Ponta da Praia, em Santos. Seguindo cronograma estadual, idosos acima de 80 anos são o público-alvo desta vez.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O aposentado Erculano de Araújo Neto, de 85 anos, nem titubeou. Tomou a vacina contra a covid-19 na última sexta-feira e nesta segunda-feira (28) estava lá para se proteger também da gripe, como faz há muitos anos.


“Há muito tempo não sei o que é uma gripe forte”, diz ele. “Estou ainda mais aliviado de ter driblado o coronavírus”, completa.


José Aguinaldo Pradi, de 80 anos, também mantém-se imunizado contra a gripe há muitos anos. Em casa, todos se protegeram e estão com o esquema vacinal completo. “É muito importante e um alívio. Em casa, todos vacinados”, diz ele, que aproveitou para tomar as duas doses no mesmo dia.


A aposentada Miriam Aleixo, de 86 anos, também recebeu os dois imunizantes nesta segunda (28). Ela disse que sentiu aliviada. A filha, Claudia Aleixo, de 57 anos, a acompanhou na vacinação.


Miriam teve covid-19 logo no primeiro ano da pandemia, após a filha e o genro também terem. Mas, diz que só soube que era covid quando perdeu o olfato, um dos sintomas mais comuns da doença.


Claudia contou que o marido teve primeiro a doença. Ele tem doença renal crônica. “Foi o primeiro, mas não teve problemas. Depois pegou, minha irmã e sobrinho, num fim de semana”, diz.


Miriam acredita que pegou da filha. E Claudia, por sua vez, relembrou dos dois casos de gripe forte que teve ano passado. “E com vacina, do ano passado. Essa me baqueou, mas as outras (dos anos anteriores) não”, diz ela.


Mas filha e mãe são unânimes em dizer que se mantém protegidas e que, de forma alguma, escolhem o imunizante. “O que tiver a gente toma. Sempre”, diz Claudia.


Quem também não escolheu e fez questão de ir até o Rebouças aos 90 anos foi Maria do Carmo Oliveira Silva. Ela brincou que “agora chega”, ao tomar tanto a quarta dose contra a covid quando a proteção à Influenza. “É muito importante a gente se proteger. Eu venho e virei até meus 100 anos, já que agora eu tenho 90 e dez”, disse ela, cheia de bom humor.


“As pessoas precisam ficar conscientes, tomar vacina, se proteger. É para bem de todos”, conclui.


Antecipação

Na região, Cubatão começou na segunda (28) a vacinar quem tem 60 anos ou mais com a quarta dose. A Prefeitura de Santos, assim como as outras cidades da região, informaram que seguirão cronograma do Estado. De acordo com a pasta estadual, idosos com 60 anos ou mais poderão receber a quarta dose a partir de 5 de abril.


Segundo o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, o foco da administração é conseguir vacinar contra as duas doenças os idosos com 80 anos ou mais afim de reduzir casos graves e óbitos. Por isso, as unidades de saúde que vacinam contra a covid-19 (a lista é atualizada diariamente pela Prefeitura) também imunizam contra a gripe. E a dose contra a gripe está disponível em 27 policlínicas e três postos externos.


Logo A Tribuna