Idoso sofre parada cardiorrespiratória na orla de Santos e é reanimado por munícipes e GCM

Homem caminhava com o neto na Ponta da Praia quando teve um mal súbito

Por: ATribuna.com.br  -  13/02/22  -  18:42
Atualizado em 13/02/22 - 19:32
Morador do bairro Embaré foi reanimado após massagens cardíacas
Morador do bairro Embaré foi reanimado após massagens cardíacas   Foto: Reprodução

Um homem de 64 anos foi reanimado após sofrer uma parada cardiorrespiratória na manhã deste domingo (13), em Santos. O idoso teve um mal súbito enquanto caminhava com o neto na Ponta da Praia. A Guarda Civil Municipal (GCM) fazia patrulhamento na região quando foi acionada para realizar os primeiros socorros.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


De acordo com o coordenador da GCM de Santos, Antonio Carlos, a equipe foi acionada por munícipes que acreditavam tratar-se de um ataque epilético. “Constatei que não era (ataque epilético) e que estava em óbito. Iniciei os primeiros socorros e, após o segundo tempo de massagem cardíaca, ele ressuscitou, olhou para mim e para o neto, levantou a mão e teve novamente a parada (cardiorrespiratória)”.


Ainda segundo o agente, uma médica e uma enfermeira que também passavam pelo local pararam para ajudar. “Começamos a fracionar as massagens cardíacas”. Em seguida, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma unidade do Suporte Avançado de Vida (SAV) chegaram ao local.


“Comprovaram que estava tendo parada cardíaca, usaram desfibrilador e continuaram a massagem até ele reanimar”, enfatiza o guarda, dizendo que o homem foi levado até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste.


Apesar disso, o coordenador da GCM fez questão de passar no hospital para verificar o estado de saúde do idoso. Segundo o profissional, o morador do bairro Embaré está estável e acompanhado da família.


Logo A Tribuna