Hospital dos Estivadores terá mais 20 leitos UTI para combate ao coronavírus

Secretaria de Saúde de Santos finalizou credenciamento para abertura de novas vagas; pedido inclui outros 16 leitos para hospitais filantrópico da cidade

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/03/20  -  01:04
  Foto: Alexsander Ferraz / AT

O Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, será equipado com mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos. A Secretaria Municipal de Saúde afirma ter finalizado o credenciamento para abertura de novas vagas no Ministério da Saúde, junto com o pedido de outros nove na Beneficência Portuguesa e oito na Santa Casa, ambos hospitais filantrópicos prestadores do SUS. As medidas são estratégicas para o combate ao novo coronavírus. 


A previsão da pasta é que os primeiros leitos possam estar prontos para entrarem em operação na próxima semana. Eles já estão inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), aguardando a habilitação do Ministério da Saúde para o repasse de recursos de custeio (valor ainda indefinido). 


Com a ampliação, o hospital santista passará dos atuais 17 leitos do tipo para 37. Os novos leitos serão montados no nono andar do complexo, que já tem estrutura pronta, voltados para atender possíveis casos graves da Covid-19 na rede SUS. A secretaria afirma ter iniciado processo seletivo para contratação equipe de profissionais para atuar no setor. 


Segundo a Secretaria Municipal Saúde, o repasse por leito de UTI adulto é de R$ 21.900 por mês. Por ter gestão terceirizada, a aquisição dos equipamentos necessários para a montagem do setor no Estivadores já teve início. Itens como ventiladores mecânicos, bombas de infusão e monitores multiparâmetros estão chegando ao hospital, garante a pasta. 


A ampliação dos leitos na rede SUS faz parte das medidas defendidas pelos prefeitos na segunda-feira (16), em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), realizada na Prefeitura de Santos.


Entre as 11 ações estabelecidas no encontro, listava a elaboração de um Plano Regional de Contingência, que definiu a solicitação da abertura de mais 77 leitos de clínica médica e 90 leitos de UTI na Baixada Santista.


Também foram pedidos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os trabalhadores da saúde, insumos e aparelhos utilizados no diagnóstico e tratamento da doença. “Santos está se antecipando e fazendo esta ação preventiva, pois até o momento não temos casos confirmados da doença na nossa cidade”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.


Para o enfrentamento do coronavírus no país, o Ministério da Saúde autorizou a rápida instalação de dois mil leitos de UTI. A pasta santista também recebeu nesta quarta-feira (18) um total de três mil máscaras N-95, o tipo mais seguro para evitar o contágio do novo coronavírus. Os itens estão sendo repassados às policlínicas para uso pelos profissionais de saúde no atendimento de casos suspeitos.


Logo A Tribuna