Guardas municipais de Santos e Guarujá são capacitados para combate à violência contra a mulher

Programa Guardiã Maria da Penha atuará na proteção de vítimas, garantindo a integridade moral e física delas

Por: De A Tribuna On-line  -  05/05/19  -  16:45
Guardas municipais de Santos e Guarujá são capacitados para combate à violência contra a mulher
Guardas municipais de Santos e Guarujá são capacitados para combate à violência contra a mulher   Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

As Guardas Municipais de Santos e Guarujá receberam uma capacitação, na tarde de sexta-feira (3), que faz parte do Programa Guardiã Maria da Penha. A iniciativa foi criada para proteger e acompanhar mulheres sob medidas protetivas de urgência, para que sejam efetivamente cumpridas e garantam a integridade física e moral das vítimas.


A formação foi ministrada pela promotora de Justiça de São Paulo Valéria Scarance, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a participação dez membros da Guarda Municipal de Santos e dez de Guarujá.


Foram abordados os tipos de violência contra a mulher, sinais de dominação, comportamentos abusivos e também a aplicação da Lei Maria da Penha.


Para o secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel Junior, a oportunidade de agregar conhecimento é fundamental para os integrantes da Guarda, que muitas vezes fazem o primeiro atendimento a mulheres vítimas de violência.


Programa Guardiã Maria da Penha


O Programa Guardiã Maria da Penha foi instituído em Santos em 8 de março último (Dia Internacional da Mulher). Segundo a coordenadora de Políticas para a Mulher, Diná Ferreira Oliveira, na prática, dois integrantes da Guarda (uma feminina e um masculino) irão à casa dessas mulheres - que possuem medidas protetivas - periodicamente, para acompanhar, orientar e coletar informações, com o intuito de inibir o descumprimento das medidas por parte de seus agressores, além de proporcionar acolhida humanizada e orientação às vítimas quanto aos serviços municipais disponíveis. A expectativa é de que o trabalho se inicie em 30 dias.


Logo A Tribuna