Furto de fiação deixa praias de Santos no escuro e moradores com medo

Segundo a Prefeitura, para que o problema seja resolvido será necessário licitar a compra de mais fios

Por: Matheus Müller  -  28/08/21  -  06:58
 Criminosos furtam fiação e deixam praias de Santos no escuro
Criminosos furtam fiação e deixam praias de Santos no escuro   Foto: Matheus Tagé/AT

Caminhar à beira-mar, à noite, no trecho entre os canais 1 e 3 de Santos se tornou atividade para corajosos. A fiação das torres que iluminam a faixa de areia foi furtada e, segundo a Prefeitura, para que o problema seja resolvido será necessário licitar a compra de mais fios. Por mais que o governo afirme que dará início ao processo burocrático “o mais breve possível”, não há data estipulada para pôr fim ao breu em parte da Orla.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A situação afugentou boa parte da população que se exercita na faixa de areia. Iluminação só após o Canal 4, região em que já é possível observar um maior número de pessoas. “Acho que essa falta de luz prejudica. Digo em relação à segurança mesmo. Está assim (tudo escuro) há uns dois dias”, disse a comerciante Emily Santos, que trabalha em um quiosque no Canal 2.


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos informa ter registrado 19 ocorrências de furto de fiação na orla da praia, entre janeiro e a última quinta-feira. Durante os patrulhamentos foram seis flagrantes e oito suspeitos encaminhados às autoridades policiais – o interesse dos criminosos está na venda do cobre presente nas fiações.


De acordo com a Prefeitura, a última apreensão de fiação furtada aconteceu na noite de quinta-feira, nas proximidades da Rua Barão de Penedo, no José Menino. “Uma equipe da Guarda Municipal flagrou um homem em atitude suspeita portando uma sacola com grande volume de fios. Na abordagem foi verificado que se tratava de fiação de cobre”, diz, em nota.


A Administração Municipal afirma que os guardas levaram o indivíduo ao 3º Distrito Policial e que “o combate e investigação de furtos de cobre e outros delitos é de responsabilidade das autoridades policiais”.


Câmeras e Força-tarefa

A Prefeitura ressalta que toda extensão da orla da praia e entorno são monitorados 24h pela Guarda Municipal. E completa, em nota: “todas as imagens captadas pelas mais de 1.500 câmeras ligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Município são disponibilizadas em tempo real às forças de segurança, que também mantêm equipes no CCO”.


Com intuito de coibir os furtos, a Guarda Municipal em apoio à Polícia Militar afirma realizar forças-tarefas em ferros-velhos da Cidade. “O objetivo é combater o crime de receptação de ficção de cobre. Neste ano, até ontem, foram realizadas 33 operações nesses estabelecimentos, visando a fiscalização de documentos bem como inibir a compra de material de procedência duvidosa e a recuperação de peças furtadas”.


Denúncia

Caso sejam observadas situações suspeitas, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 e denunciar irregularidades pelo 153 da Guarda Municipal.


Logo A Tribuna