Furtado há mais de um ano em Santos, busto de Quintino de Lacerda será substituído

Estrutura de bronze foi levada de praça na Vila Mathias em junho de 2020

Por: Brenda Bento  -  11/09/21  -  13:27
 Estrutura de bronze foi levada de praça na Vila Mathias em junho de 2020
Estrutura de bronze foi levada de praça na Vila Mathias em junho de 2020   Foto: Matheus Tagé/AT

Furtado há mais de um ano na Vila Mathias, em Santos, o busto do líder abolicionista Quintino de Lacerda será substituído pela Prefeitura. De acordo com a Administração Municipal, levantamentos são realizados neste momento para uma definição da peça a ser instalada na praça que leva o nome dele.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo a Prefeitura, o busto de bronze de Lacerda foi furtado em 5 de junho de 2020 e a nova obra provavelmente será feita em fibra de vidro, por conta do baixo valor comercial.


Inaugurado em 13 de maio de 2004, na confluência das avenidas Dr. Cláudio Luiz da Costa e Engenheiro Luiz La Scala Júnior, o busto de Quintino de Lacerda foi confeccionado pelo escultor Luiz Garcia.


O jornalista e funcionário público Alessandro Atanes mora próximo ao local e questionou a demora das autoridades para a substituição do busto. "Lacerda é uma figura importante para a Cidade. Acho que há um desleixo da nossa sociedade em relação aos monumentos. Não é apenas lamentarmos o roubo, mas sabermos o que será feito."


Importância Histórica
Quintino de Lacerda é considerado um importante líder do movimento abolicionista e foi o primeiro vereador negro e o primeiro a presidir a Casa Legislativa de Santos.


Nascido em Sergipe, ele viveu em Santos e foi escravo de Antônio de Lacerda Franco, que lhe concedeu a alforria em demonstração de amizade entre ambos.


Em 1895, Lacerda se elegeu vereador com o terceiro maior número de votos. Ele morreu em 1898, de ataque cardíaco.


O professor de História Odair José Pereira disse para A Tribuna que, ao pensar na luta abolicionista em Santos, Quintino de Lacerda é um dos nomes mais importantes. "Ele era o líder do Quilombo do Jabaquara, por isso a importância de um nome como esse ter um busto em uma cidade como Santos."


De acordo com Pereira, no Brasil, há poucos negros que são retratados como heróis ou personalidades que fizeram algo importante.


"Quando a gente vê pessoas como Quintino de Lacerda sendo lembradas, consegue-se espelhar um pouco mais o que é o Brasil, o que foi a luta abolicionista e o que as pessoas passaram. Acho que a importância do Quintino vai um pouco nesse sentido, de um cara que lutou contra a escravidão e um nome importante na luta abolucionista na cidade de Santos."


Logo A Tribuna