Exposição homenageia atletas olímpicos de Santos

Até 8 de agosto, espaço mostra participantes das Olimpíadas que representaram a cidade

Por: ATribuna.com.br  -  18/07/21  -  05:30
 Rogério Sampaio é campeão olímpico nos jogos de Barcelona, em 1992, e diretor geral do COB
Rogério Sampaio é campeão olímpico nos jogos de Barcelona, em 1992, e diretor geral do COB   Foto: Francisco Arrais/PMS

A exposição "Caminho do Ouro" homenageia os atletas que representaram a cidade de Santos nos Jogos Olímpicos. O evento é realização da Fundação Pró Esporte de Santos (Fupes), Shopping Praiamar e Prefeitura. Até o dia 8 e agosto, o espaço estará aberto de segunda à sábado das 10h às 22h e, aos domingos, das 15h às 21h, no Shopping Praiamar, na rua Alexandre Martins, 80, aparecida, em Santos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O judoca, campeão olímpico nos jogos de Barcelona, em 1992, e diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Rogério Sampaio, que vai aos jogos de Tóquio representando o COB, enalteceu a exposição e a ligação de Santos com o esporte. "Em uma homenagem como essa, a gente percebe que Santos teve um número enorme de atletas representando a Cidade e o País nos jogos olímpicos. Santos têm atletas de várias modalidades, isso porque nós temos instalações esportivas de qualidade, profissionais de alto nível que trabalham com os atletas, o que facilita o treinamento e desempenho deles. Além do apoio que a Prefeitura desempenha, há muitos anos, na Cidade".


Medalhista de bronze na Natação nas olimpíadas de Roma, em 1960, Manoel dos Santos agradeceu pela Cidade ter o acolhido: "Santos é especial para mim. Foi onde pude dar início ao sonho olímpico, casei, tive meus filhos. É um orgulho".


O sentimento é semelhante com o da mesatenista Fupes Lígia Silva, que nasceu em Manaus. "Cheguei aqui em 1998 e as três olimpíadas (Sydney, Atenas e Londres) que disputei foi a cidade de Santos que me deu. Aqui, eu fiz minha história. Tenho um carinho imenso por Santos. Primeira e única cidade que defendi".


Para a vice-prefeita Renata Bravo, além da homenagem, é necessário ressaltar o exemplo deixado pelos heróis olímpicos. "A importância do incentivo que esses atletas dão a nossas crianças e adolescentes de perseverar no esporte. E Santos, como a cidade mais esportiva do Brasil, têm representantes em várias modalidades, o que é importante para a nossa história e um orgulho para a Cidade", destacou.


O presidente da Fupes, Cristhian Martins Pereira detalhou o número de atletas lembrados e convidou o público para visitar a exposição. "Temos 20 atletas homenageados. Todos eles representaram nossas Cidade nas olimpíadas. Temos muito orgulho e gratidão e é uma forma de estarmos retribuindo esse carinho para eles. Quero aproveitar para convidar todos para a exposição".


Muito identificada com a Cidade, Daniele Zangrando, diretora de Marketing da Fupes, disputou os jogos olímpicos de Atlanta1996 e Atenas 2004 como um dos destaques do judô brasileiro e destacou o orgulho dos atletas em suas trajetórias olímpicas. "Santos respira esporte, então ficamos felizes e orgulhosos de estarmos sendo lembrados porque todos nós guardamos com muito carinho nossas participações nos jogos".


O mesmo sentimento é compartilhado por Thatiana Ignácio, que nasceu em São Vicente e representou Santos nos jogos olímpicos de Atenas, em 2004. "Me sinto muito honrada. É o ápice de um atleta chegar numa Olimpíada e Santos abriu as portas para isso acontecer. É muito gratificante ver esse reconhecimento da Cidade", completou.


Confira, abaixo, a lista completa dos atletas homenageados na exposição:


Atletismo


Sanderlei Parrela, jogos de Sydney, 2000 Thatiana Ignácio, jogos de Atenas, 2004


Maratona Aquática


Poliana Okimoto, bronze nos jogos do Rio, 2016 Ana Marcela Cunha, jogos de Pequim, 2008, Rio, 2016 e Tóquio 2020


Boxe


Lúcio Grottone, in memoriam, jogos de Helsinque, 1952


Natação


Manoel dos Santos, jogos de Roma, 1960


Vôlei


José Negrelli, jogos de Munique, 1972 Sergio Telles, jogos do México, 1968


Tênis de mesa


Lígia Silva, jogos de Sydney, 2000, Atenas, 2004 e Londres, 2012


Triathlon


Paulo Miyasiro, jogos de Atenas, 2004


Judô


Rogério Sampaio, ouro nos jogos de Barcelona 1992


Leandro Guilheiro, jogos de Londres, 2012 e bronze nos jogos de Atenas, 2004 e Pequim, 2008


Danielle Zangrando, jogos de Atlanta, 1996 e Atenas, 2004


Andrea Berti, jogos de Barcelona, 1992 e Atlanta, 1996


Andressa Fernandes, jogos de Pequim, 2008


Ricardo Sampaio Cardoso, in memoriam, jogos de Seul, 1988


Priscila Silva, jogos de Sidney, 2000


Futebol


Manoel Maria, jogos do México, 1968


Davi Cortes da Silva, jogos de Los Angeles, 1984


Neymar Jr, jogos de Londres, 2012 e ouro nos jogos do Rio, 2016


Logo A Tribuna