Exposição de presépios faz resgate de tradição natalina em Santos

26ª mostra de presépios no Santuário do Valongo está aberta

Por: Marcelo Luis & Da Redação &  -  20/12/19  -  17:33
Há 35 presépios, criados por 18 expositores, em vários materiais
Há 35 presépios, criados por 18 expositores, em vários materiais   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

O nascimento do Menino Jesus representado em diferentes imagens e cenários. A 26ª exposição de presépios do Santuário de Santo Antônio do Valongo, em Santos, é um convite à vivência do espírito natalino e um resgate dessa antiga tradição.


Foi no ano de 1223, na cidade italiana de Greccio, que o frade Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como Francisco de Assis, o santo protetor dos animais e da natureza, teve a ideia de representar o nascimento de Jesus por meio de um presépio vivo. Quase 800 anos depois, a arte de eternizar este importante momento cristão ainda é uma das mais bonitas tradições natalinas.


“Nossa experiência de fé surge, basicamente, com o nascimento de Cristo. E os presépios têm essa capacidade de mostrar um Deus que encarna para se tornar humano”, diz o frei Josielio da Silva Oliveira, responsável pelo atendimento ao público que vai ao Santuário visitar a exposição. “Nos presépios, temos a imagem de Cristo no centro e todos os personagens próximos, nos trazendo uma mensagem sobre a importância da família e da fraternidade”.


Arte dos presépios nasceu na Itália, há quase 800 anos
Arte dos presépios nasceu na Itália, há quase 800 anos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Exposição


Na exposição, o visitante poderá conferir 35 presépios criados por 18 expositores. Cada um retrata de maneira particular o nascimento de Cristo. Em um deles, as tragédias de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, atingidas por rompimentos de barragens em 2015 e em janeiro deste ano, respectivamente, são usadas como cenário. Do fundo da lama, surgem duas mãos que seguram o Menino Jesus, uma mensagem de esperança, fé e renascimento no meio da dor e da destruição.


Materiais como resina, gesso, papelão, biscuit e até chocolate foram usados na montagem dos presépios. “Muitas pessoas se emocionam, principalmente as mais idosas. Ontem mesmo uma senhora me falou que, após visitar a exposição, saiu renovada em sua fé”, destacou frei Josielio.


A 26ª exposição de presépios do Santuário de Santo Antônio do Valongo pode ser vista gratuitamente de terça a domingo, das 9 às 17h30, até 26 de janeiro. Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, estará fechada para o público. O endereço é Largo Marquês de Monte Alegre, 13, no Centro Histórico.


Logo A Tribuna