Ex-deputado estadual Edmur Mesquita morre aos 67 anos em SP

Ex-parlamentar estava internado no Hospital das Clínicas desde 4 de fevereiro

Por: ATribuna.com.br  -  12/02/22  -  14:48
Atualizado em 12/02/22 - 18:15
Edmur Mesquita faleceu por volta das 12h em São Paulo
Edmur Mesquita faleceu por volta das 12h em São Paulo   Foto: Matheus Tagé/AT

O ex-deputado estadual Edmur Mesquita morreu no início da tarde deste sábado (12), em São Paulo.Edmur estava internado em estado grave na UTI do Hospital das Clínicas devido a sequelas causadas pela Covid-19, mas não resistiu. Ele tinha 67 anos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo o filho de Edmur, Rodrigo Simonsen, o ex-parlamentar faleceu por volta das 12h, após ter uma piora no seu quadro de saúde, vindo a ter uma infecção generalizada por causa de complicações da covid-19.


O velório acontecerá às 9h deste domingo (13) e o sepultamento está marcado para às 15h. Ambos acontecem no Memorial Necrópole Ecumênica.


Em nota, a Prefeitura de Santos decretou luto oficial de três dias.


Edmur atuou como vereador e deputado estadual
Edmur atuou como vereador e deputado estadual   Foto: Arquivo/AT

Carreira

Formado em Direito, Edmur tem vasta experiência na política e na administração pública. Ele iniciou a carreira em Santos, em 1982, quando se elegeu vereador pelo PMDB (atual MDB) com a maior votação daquele ano (6.552 sufrágios). Seis anos mais tarde, foi reconduzido ao cargo pelo PSDB, legenda que ajudou a fundar em 1988 e militou até 2018.


No início da gestão do ex-prefeito David Capistrano (PT - 1993 a 1996), ele foi o secretário municipal de Cultura. Em 1995, durante a gestão do governador Mario Covas (PSDB), tornou-se chefe de gabinete da mesma pasta.


Em 1998, a população o elegeu deputado estadual ao conquistar 37.649 votos. Dois anos mais tarde, Edmur disputou a Prefeitura de Santos, mas terminou na quarta colocação, com 10.935 sufrágios.


No Governo do Estado, o santista passou por outras funções de destaque, como a secretaria-adjunta de Cultura, a vice-presidência da Fundação Casa e a diretoria-executiva da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem).


Por conta dessa experiência acumulada, Edmur foi nomeado, no ano passado, assessor técnico da Secretaria de Governo da Prefeitura de Santos para ajudar o chefe do Executivo, Rogério Santos (PSDB), na interlocução com os governos do Estado e Federal.


No Governo do Estado, Edmur foi secretário-adjunto de Cultura e diretor-executivo da Agem
No Governo do Estado, Edmur foi secretário-adjunto de Cultura e diretor-executivo da Agem   Foto: Arquivo/AT

Logo A Tribuna