Espécie de golfinho em extinção 'dá show' em aparição rara em Santos; VÍDEO

A toninha é conhecida pela sua timidez, mas chegou até mesmo a dar alguns saltos na Ponta da Praia

Por: ATribuna.com.br  -  27/07/21  -  14:03
Atualizado em 27/07/21 - 16:39
 No Brasil, as toninhas são espécies que vivem em trechos que ficam entre o norte do Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo.
No Brasil, as toninhas são espécies que vivem em trechos que ficam entre o norte do Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo.   Foto: Marina Okida/Instituto Biopesca

O Instituto Biopesca registrou neste domingo (25) a aparição de uma espécie rara de golfinho, a toninha, em área da Praticagem de São Paulo, na Ponta da Praia, em Santos. A espécie dificilmente é vista, já que é conhecida pela sua timidez. Ele subiu até a superfície diversas vezes e chegou a dar alguns saltos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A bióloga Carolina Bertozzi, fundadora do Instituto Biopesca, afirmou que "não tinha visto ainda uma toninha se comportando desta forma". A toninha é uma fêmea jovem, que provavelmente se perdeu da mãe e permanece no local para se alimentar.


Equipes do Biopesca têm se revezado para monitorar o animal à distância, 24 horas por dia, para colher o maior número possível de informações, como os motivos da presença do golfinho na área e seu comportamento. A toninha é um animal que está em extinção.


No Brasil, as toninhas são espécies que vivem em trechos que ficam entre o norte do Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo. A principal ameaça à toninha é a pesca acidental, já que ela fica presa nas redes, e também a ingestão de lixo plástico.



Logo A Tribuna