Entenda como é feita a previsão do tempo e os alertas de chuvas e ressacas em Santos; VÍDEO

Defesa Civil e Prefeitura são responsáveis pelo trabalho durante todos os períodos do ano – de tempestades a calor intenso

Por: Jordana Langella  -  08/04/21  -  09:34

Previsões de dias de sol, frio ou eventos climáticos fortes - como ressacas e raios, bastante comuns na Baixada Santista -, são analisados e previstos por um trabalho conjunto entre Defesa Civil e a Prefeitura de Santos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A equipe de ATribuna.com.br foi até o Centro de Controle Operacional da cidade, onde além do tempo, são monitorados crimes, trânsito e acidentes, para conhecer o trabalho do meteorologista Franco Cassoy, que faz as análises diárias do clima. Confira a videorreportagem acima.


Previsões do tempo são feitar no Centro de Controle de Santos e na unidade da Defesa Civil
Previsões do tempo são feitar no Centro de Controle de Santos e na unidade da Defesa Civil   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O trabalho de Franco é essencial para que acidentes relacionados à ação da natureza possam ser evitados ou, pelo menos, colaborar para a redução de danos, em casos de deslizamentos em áreas de risco, por exemplo, como aconteceu em 2020, na região do Morro do São Bento. A maior parte dos alertas da Defesa Civil são feitos pelo meteorologista.


Ademais, outras informações são analisadas. “Há diferentes situações de vulnerabilidade, por exemplo, tem a parte marítima, podem ocorrer ressacas e elevação da maré que causam alguns danos; tem a parte de chuvas fortes; a parte dos morros também que tem diferentes impactos para a população das áreas de risco. Eventualmente, podem ocorrer tempestades com ventos e raios fortes, que podem causar diferentes impactos para o município”.


Mapa interativo com informações sobre clima e temperatura na Baixada Santista (Foto: Reprodução/Windy.com)


E para que o radar meteorológico seja feito, programas que analisam condições são usados: pressão atmosférica, tábua das marés e temperatura.


Contudo, mesmo que a tecnologia seja uma aliada, a previsão só é precisa devido ao trabalho de interpretação de dados. “É feita a previsão para curto prazo, para um dia ou alguns dias”, explicou o meteorologista.


Fraco Cassoy mostra programas de análise climática
Fraco Cassoy mostra programas de análise climática   Foto: Jordana Langella/ AT

Logo A Tribuna