Enem: estudantes ansiosos e pais confiantes marcam primeiro dia do exame em Santos

Baixada Santista conta com 16.527 candidatos inscritos para prova deste ano

Por: Ágata Luz  -  21/11/21  -  13:20
Atualizado em 21/11/21 - 15:41
Sandra (à esquerda) acompanhou a filha Heloisa, enquanto José foi até a porta da Unip levar a filha Maria Beatriz
Sandra (à esquerda) acompanhou a filha Heloisa, enquanto José foi até a porta da Unip levar a filha Maria Beatriz   Foto: Matheus Tagé/AT

Uma movimentação intensa marcou a abertura dos portões dos locais de aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (21), em Santos. Na Baixada Santista, há 16.527 inscritos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O repórter fotográfico de A Tribuna, Matheus Tagé, acompanhou a entrada dos estudantes na Universidade Paulista (Unip). No local, havia candidatos antes do horário oficial de abertura dos portões, que ocorreu meio-dia.


Sandra Regina Mantovani, por exemplo, chegou ao local às 11h50 para garantir que a filha entrasse na sala com tranquilidade. Esta é a primeira vez que Heloisa Mantovani Cordeiro da Silva, de 15 anos, irá prestar vestibular. No entanto, a jovem realizará a prova como "treineira", pois ainda está no segundo ano do Ensino Médio.


"Ela foi mais para conhecer, ter noção de como funciona e administrar o tempo para não chegar no ano que vem e ser uma surpresa", relata Sandra, dizendo que a filha ainda não decidiu qual faculdade irá fazer. No entanto, admite que Heloisa estava um pouco nervosa. "Pela novidade e, mesmo sendo treineira, acaba tendo uma 'pressãozinha' para ver se vai bem ou não", explica.


Movimento foi intenso na porta da Unip neste domingo (21)
Movimento foi intenso na porta da Unip neste domingo (21)   Foto: Matheus Tagé/AT

Acompanhando a filha, o professor de matemática José Avelino dos Santos Moura também esteve no portão da Unip. Maria Beatriz dos Santos Moura, de 16 anos, irá prestar Enem pela primeira vez também como "treineira", pois pretende cursar Publicidade e Propaganda. "Ela quer na USP (Universidade de São Paulo) ou ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)", explica José.


O pai ainda relata que ajudou a filha a se preparar, pois mesmo fazendo a prova para treinar, Maria Beatriz está levando o exame a sério para ver como se sairá, principalmente na redação. Como professor universitário e de Ensino Médio, José Avelino destaca que usou a experiência. "Como tenho certa experiência, dei dicas, assim como orientei alguns alunos aqui (no portão) também".


Os portões fecharam às 13h, uma hora após a abertura. No primeiro dia do Enem, os candidatos realizam as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, além da redação. No próximo domingo (28), é a vez das provas de matemática e ciências da natureza.


Logo A Tribuna