Em três dias, volume de chuva em Santos supera média histórica de outubro

Nas últimas 72 horas, Defesa Civil santista registrou 144 milímetros de precipitação, o que equivale a um desvio de 5% da quantidade esperada para todo o mês

Por: Por ATribuna.com.br  -  31/10/20  -  14:35
Previsão do tempo é chuvas isoladas ao longo deste sábado (31) e domingo (1º)
Previsão do tempo é chuvas isoladas ao longo deste sábado (31) e domingo (1º)   Foto: Eduardo Brandão/AT

Apesar de perder força, a frente fria que derrubou as temperaturas e inverteu as condições climáticas nos últimos dias ainda provoca impactos na região. A repentina mudança no clima fez com que em apenas 72 horas chovesse mais do que a média histórica para os 31 dias de outubro. Com o aguaceiro, a Defesa Civil de Santos manteve o estado de atenção nos morros santista. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


O alerta nos morros de Santos é emitido quando a quantidade de chuva acumulada supera a marca de 80 mm e existe a previsão de precipitações moderadas a fortes, deixando as equipes da Defesa Civil de prontidão. 


Conforme o órgão santista, foram registradas uma queda de árvore no bairro Monte Cabrão (área continental) e uma erosão superficial no morro do Fontana, que provocou sujeira e acúmulo de material na via. “As equipes continuam realizando monitoramento permanente nos locais de risco”, sinaliza, por meio de nota. 


Segundo a Defesa Civil santista, nas últimas 24 horas, a quantidade de precipitação foi de 144 mm – cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.  


Trata-se de um desvio para cima de 5% da média histórica para outubro que, segundo a Defesa Civil Estadual, é de 137,5 mm. Apenas ne sexta-feira (30), a quantidade de precipitação foi equivalente a 60% de todo o volume espera para o mês. 


De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), o ponto de monitoramento do Morro do Marapé foi a localidade com maior volume de precipitação. Nas últimas 72 horas, o ponto superou a marca 146,2 milímetros. 


Volume maior na sexta-feira


Ainda conforme os parâmetros do órgão nacional, o maior volume de chuva foi registrado entre 9h40 e meio-dia desta sexta-feira (30). Nesse intervalo, o volume de chuva foi de 54 mm. Isso equivale a quase 40% dos registros históricos de chuva, apurados pela Defesa Civil estadual. 


O cenário confirmou o alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitido na manhã desta sexta-feira (30). A coloração indica chuva de intensidade de moderadas a forte, com a previsão do tempo indica volume de precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros no dia – cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. 


Segundo o Instituto Climatempo, o céu permanece fechado e com possibilidade de chuva isoladas neste sábado (31) e domingo (1º), véspera de feriado do Dia de Finados.


Logo A Tribuna