Em 12 horas, Santos registra 36% do volume de chuvas esperado para todo o mês

Defesa Civil indica um nível de 46mm de precipitação nas últimas 72 horas, desse total, ao menos 40 mm ocorreu entre a tarde e noite de quarta-feira (4)

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/11/20  -  13:22
Atualizado em 05/11/20 - 13:27
Para essa quinta-feira, são esperados chuvas isoladas ao longo do dia
Para essa quinta-feira, são esperados chuvas isoladas ao longo do dia   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A combinação de baixa pressão atmosférica e ventos úmidos criou cenário para o aguaceiro registrado na tarde e noite desta quarta-feira (4), explicam os meteorologistas. A quantidade de chuva fez com que em menos de 12 horas fosse registrado 36,3% do volume aguardado para todo o mês novembro em Santos. A precipitação deixou pontos de alagamento e provocou quedas de árvores na cidade, informa a Defesa Civil. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


Segundo o órgão santista, o acumulado das últimas 72 horas foi de um volume de 46 milímetros de chuva – cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Conforme o monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em 12 horas, esse volume médio foi de 40 mm, nos 17 pontos de monitoramento em Santos.


Dados históricos da Coordenadoria da Defesa Civil estadual indicam que, em novembro, a média de precipitação é de 110,4 mm.


O órgão santista informa que até à 1h desta quinta-feira (5) foram registradas quedas de árvores nas ruas Luís de Camões, Euclides da Cunha, Paraná e na Avenida Pinheiro Machado (entre as ruas Xavier de Toledo e a Dupre de Caxias). 


“Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) trabalharam das 18h até à 1h eliminando riscos e desobstruindo ruas nos principais pontos emergenciais, informa, em nota, o poder público. O serviço foi retomado na manhã desta quinta-feira 


No trânsito, a CET-Santos informa que, na Entrada da Cidade, o tráfego de veículos segue normal. Na Avenida Nossa Senhora de Fátima, na altura da rua Ana Santos, há pontos de alagamentos na faixa da direita nos dois sentidos, mas transitável. 


Na Avenida Bernardino de Campos (canal 2) com a praia e na Avenida Nossa Senhora de Fátima com a rua Itanhaém há semáforos intermitentes. 


Previsão do tempo 


Segundo o instituto Climatempo, ainda pode chover nesta quinta-feira em áreas do litoral paulista, mas sem expectativa também para grandes volumes. Os termômetros não passam dos 22º, e são esperadas pancadas de chuvas. 


A partir de sexta-feira (6), a situação melhora, quando o sol reaparece ainda entre nuvens. Os termômetros voltam a subir, com temperaturas entre 18º e 25º. E essa tendência de melhora gradual nas condições climática será sentida no final de semana. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna