Drive thru recebe fila de carros e doses da vacina contra gripe acabam em algumas unidades de Santos

Equipamento montado para atender os idosos foi aprovado. O tempo de espera é de, pelo menos, meia hora

Por: Rosana Rife  -  23/03/20  -  14:38
Procura pela dose da vacina é bem alta neste primeiro dia de campanha
Procura pela dose da vacina é bem alta neste primeiro dia de campanha   Foto: Fernanda Balbino/AT

Dezenas de carros fizeram fila na manhã desta segunda-feira (23), na Rua Manoel Tourinho, Macuco, para tomar a dose da vacina contra a gripe, no Ambesp, em Santos. O drive thru montado para atender os idosos no primeiro dia de campanha de vacinação foi aprovado. Mas é preciso paciência para ser atendido. O tempo de espera é de, pelo menos, meia hora.


Santos pretende vacinar 250 mil pessoas (58% da população), sendo cerca de 80 mil idosos. O município preparou uma estratégia especial entre esta segunda (23) e sexta-feira (27). No entanto, quem planeja sair de casa para tomar vacina deve ficar atento. As doses já acabaram nas policlínicas do Jabaquara, Bom Retiro e Rádio Clube.


Segundo os profissionais de saúde, foram cerca de 3 mil doses aplicadas na parte da manhã. A Secretaria de Saúde informou que haverá uma análise da distribuição no final do dia para avaliar como ficarão os trabalhos nesta terça-feira (24). O Município recebeu 15 mil doses até agora do Estado. A meta é vacinar 80 mil idosos.


 educador físico João Vicente Lopes Barbosa, 41 anos, trouxe a mãe, Celina Lopes Barbosa, de 81 anos. Ela tem bronquite e não queria ficar sem o medicamento. "Eu tomo todo ano. É importante", diz Celina.


Ele, que tem hipertensão, também está preocupado. "Não sei se posso tomar nessa fase, já que sou hipertenso. Vou perguntar. De qualquer forma, essa medida foi muito boa porque as pessoas ficam menos expostas".


O autônomo Carlos Roberto Esteves, 48 anos, também concorda. "Os idosos não ficam no meio da multidão dessa forma". Ele trouxe a mãe, Dinorah dos Santos, 82 anos, para tomar a vacina. "Todo ano venho tomar a vacina. Nessa fila é melhor. Está mais confortável".


Campanha


Na Baixada Santista, devem ser imunizadas 720.836 pessoas até o final da mobilização, prevista para o dia 23 de maio, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. Haverá ainda um Dia D, agendado para 9 de maio.


Na segunda fase, a partir de 16 de abril, serão incluídos professores, agentes de forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas. A terceira etapa abrange crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna