Diretora de escola explica possível causa de acidente com aluno cadeirante

Polícia Científica foi até a UME Pedro II na manhã desta quinta-feira para investigar o caso

Por: De A Tribuna On-line  -  02/05/19  -  19:10
  Foto: Nirley Sena/AT

A causa do acidente envolvendo um aluno cadeirante, que caiu no poço de um elevador de acessibilidade da Unidade Municipal de Educação (UME) Pedro II, em Santos, ainda não foi divulgada. Peritos da polícia científica foram até a escola para averiguar os possíveis motivos do acontecimento.


O menino foi internado na UTI da Santa Casa de Santos e passa bem. Segundo o boletim médico desta quinta-feira, o paciente permanece estável, já com alimentação oral e provável alta da UTI ainda nesta tarde.


O dono da empresa responsável por fazer a manutenção dos elevadores das escolas municipais de Santos foi até o local acompanhar a perícia. Sensibilizada, a diretora da instituição de ensino, Miriam Blum, explicou o ocorrido em entrevista à TV Tribuna – após conversar com a professora, que acompanhava o aluno no momento do acidente.


“Ela (a professora) dirigiu o aluno até o elevador com a chave – a porta do elevador só é aberta com a chave – adentrou com o cadeirante na plataforma e quando acionou a manivela para descer, a plataforma veio a desabar”, disse a diretora.


Após a queda, o aluno passou por um vão e caiu no poço. Segundo a diretora da escola, a proteção de aço da plataforma é da altura da cintura de um adulto, e por isso o menino foi arremessado após o impacto do equipamento.


“Com o impacto da plataforma descendo do primeiro andar para o térreo, a criança ficou por baixo do equipamento, que tem um poço de cerca de um metro e meio de profundidade. A criança ficou ali até o resgate chegar”. Ela também diz que nunca havia tido um incidente do tipo, porque a plataforma passa por frequentes manutenções.


A preocupação, agora, é com o reestabelecimento da criança e da professora, que ficou muito chocada com o ocorrido.


Prefeitura de Santos


Em nota, a Prefeitura de Santos informou que aguarda os laudos oficiais, veja na íntegra:


A Secretaria de Educação de Santos (Seduc) informa que aguarda os laudos da empresa responsável pela instalação da plataforma elevatória, bem como da Polícia Científica, que estiveram no local. A Polícia Científica voltará à escola com a equipe de engenheiros. Vale destacar que a manutenção do elevador está em dia, sendo a última realizada em 2 de abril de 2019. Desde o ocorrido, toda a assistência vem sendo prestada à criança e à família, com acionamento imediato do Samu e Corpo de  Bombeiros, além do acompanhamento pessoal da equipe técnica da escola e dos secretários municipais de Educação, Cristina Barletta, e de Saúde (SMS), Fábio Ferraz.


Logo A Tribuna