Creche em Santos oferece aulas de pilates para as crianças

Iniciativa é uma parceria entre o Rotary Club Santos Vila Belmiro, que administra a escola, e o Estúdio EV Pilates

Por: Da Redação  -  02/07/19  -  21:39
Iniciativa é uma parceria do Rotary Club Santos Vila Belmiro e o Estúdio EV Pilates
Iniciativa é uma parceria do Rotary Club Santos Vila Belmiro e o Estúdio EV Pilates   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Imitar sapos, dar estrelas, fingir que é uma gangorra ou uma tábua. Quem vê crianças de 4 e 5 anos nessas atividades não imagina que a brincadeira faz parte de uma aula de pilates da Creche Cantinho Alegre, em Santos.


As aulas são dadas uma vez por semana, em uma parceria entre o Rotary Club Santos Vila Belmiro, que administra a escola, e o Estúdio EV Pilates.


Nasceu de uma preocupação com uma questão que atinge cada vez mais a população: evitar os problemas de coluna. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% dos problemas de coluna na fase adulta têm como causa o efeito cumulativo do excesso de peso e esforço repetitivo na infância e adolescência.


“Os benefícios são inúmeros. Além de ajudar a formar a autonomia e a independência de ação, nessa idade o trabalho realizado na coluna fortalece a musculatura e favorece também o aumento da conexão com o cérebro, o que faz com que tenhamos crianças mais inteligentes”, conta a responsável pelas aulas, Elisabeth Victorazzi.


Para que a criançada acompanhe os movimentos, Elisabeth transforma a aula em uma brincadeira, tudo de forma lúdica, seguindo o ritmo da faixa etária, que, entre risadas e saltos, não para um minuto.


Diferença perceptível


O projeto começou há cerca de quatro meses, mas os pais já percebem a diferença no comportamento das crianças. “Ele chega em casa mais tranquilo, dorme melhor e até já comenta que acha uma vez por semana pouco”, conta a técnica de Logística Desiree Figueiredo Ribeiro Nascimento, de 30 anos, mãe de Benjamin, de 5 anos.


Essa iniciativa é um projeto-piloto. A intenção da entidade é ampliar a ação para as cerca de 300 pequenos atendidos pela creche.


“Estamos observando o desenvolvimento cognitivo e postural desta classe para, com os resultados, levar isso às outras crianças. Isso vem ao encontro com o objetivo do Rotary, que é o de levar qualidade de vida ao ser humano. Trabalhamos com essa faixa etária para termos adultos mais saudáveis”, afirma o presidente do Rotary Club Santos Vila Belmiro, Renato de Jesus.


Logo A Tribuna