Corredor amador de Santos organiza 'maratona pessoal' de 42 km que passará por três cidades

Treinando diariamente há mais de um ano, André Rodrigues planeja correr depois de ter duas maratonas adiadas

Por: Daniel Gois  -  20/08/21  -  12:52
Atualizado em 20/08/21 - 13:18
 Treinos de André costumam acontecer no período da manhã
Treinos de André costumam acontecer no período da manhã   Foto: Arquivo pessoal/André Rodrigues

Uma maratona pessoal, de 42 km, que vai passar por três cidades da Baixada Santista. É com essa finalidade que o consultor comercial André Luiz Pires Rodrigues Alves, de 36 anos, morador do Boqueirão, em Santos, treina diariamente, por conta própria, há mais de um ano. A corrida está prevista para ocorrer neste sábado (21), a partir das 7h30.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Desde a adolescência, André Rodrigues é adepto das corridas de rua, paixão que passou de pai para filho. O morador de Santos começou a correr aos 14 anos, sempre como hobbie.


Em fevereiro de 2020, André Rodrigues iniciou uma preparação para disputar a Maratona Internacional de Florianópolis, em Santa Catarina. Por conta da pandemia de Covid-19, o evento sofreu dois adiamentos.


Ainda assim, o corredor amador seguiu treinando firme e, junto com sua equipe, teve a iniciativa de organizar uma maratona individual, de 42 km. O trajeto previsto começa na orla de Praia Grande, passa por São Vicente e termina na Praça das Bandeiras, em Santos.


"Quando adiaram a maratona novamente, a gente traçou a estratégia de fazer essa maratona pessoal, individual. Vai envolver umas 15 pessoas que vão me acompanhar no trajeto, com bicicleta e correndo. Foi um desafio que colocamos. Não fiquei nenhuma semana, nenhum dia sem treinar. Muitas pessoas mandaram mensagens me incentivando", afirma André Rodrigues, em conversa com A Tribuna.


 André Rodrigues é adepto das corridas de rua desde a adolescência
André Rodrigues é adepto das corridas de rua desde a adolescência   Foto: Arquivo pessoal/André Rodrigues

Os treinamentos de André costumam acontecer no período da manhã, por volta das 6h e 7h, antes da rotina profissional e familiar. Os treinos acontecem de segunda à sábado, variando entre musculação, resistência e percursos com quilometragens distintas.


Segundo André, durante os treinos, o trajeto máximo já realizado foi de 28 km. A rotina do corredor amador também envolve acompanhamento com nutricionista, cardiologista e fisioterapeuta, com o intuito de evitar lesões e garantir uma preparação segura.


"A disciplina foi muito grande, porque além do trabalho, tenho um filho que hoje está com três anos. Tive muito apoio da minha esposa. Sem dúvida, ela foi peça importante para me dar suporte e eu continuar treinando. Me acostumei a correr de máscara, fiz todos os treinamentos de máscara. Não pegamos Covid, ninguém treinando comigo. Também não tive Covid nesse um ano e meio. Foi um desafio bem grande", relata o corredor.


O ponto de início será na esquina das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Presidente Castelo Branco, na Vila Caiçara, em Praia Grande. O trajeto elaborado por André começa na orla de Praia Grande (Vila Mirim, Tupi e Guilhermina), passa por São Vicente (Ponte Pênsil, Gonzaguinha, Ilha Porchat e Itararé) e termina em Santos (Canal 1, Vila Belmiro, Túnel Rubens Ferreira Martins, Avenida João Pessoa, Avenida Perimetral), com encerramento na Praça das Bandeiras, no Gonzaga.


 Segundo André, são seis dias seguidos de treinos, com apenas um de descanso
Segundo André, são seis dias seguidos de treinos, com apenas um de descanso   Foto: Arquivo pessoal/André Rodrigues

Logo A Tribuna