Conselho planeja atualização do Plano Diretor de Turismo de Santos

Um dos objetivos é fortalecer as atividades desenvolvidas em parceria com a sociedade civil

Por: Matheus Müller  -  11/05/21  -  19:08
    O PDtur serve como um instrumento de desenvolvimento social e econômico
O PDtur serve como um instrumento de desenvolvimento social e econômico   Foto: Matheus Tagé/AT

Um novo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi eleito em Santos e entre as missões destacadas pela nova diretoria está a atualização do Plano Diretor de Turismo (PDTur) – o último é de 2017 e conta com metas estabelecidas para 10 anos. Uma das intenções dos integrantes da entidade é fortalecer as atividades desenvolvidas em parceria com a sociedade civil e a iniciativa privada.


A Tribuna solicitou uma entrevista com a presidente eleita para o biênio 2020-2021, a também secretaria municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino, para falar sobre os objetivos do Comtur em atualizar o atual PDTur, mas a Prefeitura preferiu se posicionar através de nota.


“(A Secretaria) está iniciando o processo de reuniões internas para analisar e definir os campos que precisarão ser atualizados no Plano Diretor de Turismo (PDTur), levantando as necessidades e as sugestões para a atualização do PDT. Só a partir da conclusão dessa etapa, as diretrizes serão executadas”, informou a Administração Municipal.


A composição do conselho ocorreu em 29 de abril, em reunião virtual. Na ocasião, Selley deu posse aos novos integrantes e garantiu que as portas estarão sempre abertas para a apresentação de ideias e sugestões. “Gosto de novidades”, disse.


A secretária substitui José Luiz Blanco Lorenzo, da agência de turismo Central de Receptivo, e até então presidência do conselho.


Próxima reunião

O próximo encontro do Comtur está marcado para 27 de maio, às 15h. Na data haverá uma apresentação sobre as obras em andamento, financiadas com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), do Governo de São Paulo.


“Em função da pandemia, os valores foram contingenciados e ainda estamos recebendo recursos relativos a 2019,” afirmou Selley. Ela explicou, ainda, que tal contingenciamento significa o ‘congelamento’ da verba por um período – esta depois pode ser desbloqueada, caso a situação financeira melhore.


PDTur 2017

O Plano Diretor de Turismo consolidado em 2017 e em vigor, define: 36 objetivos, 70 estratégias e 30 programas voltados ao desenvolvimento do setor nos próximos 10 anos.


Após a sanção do plano, que levou dois anos para ser concluído, o turismo de Santos entrou na agenda econômica do município, como instrumento de desenvolvimento social e econômico.


O Plano Diretor de Turismo (PDTur) consolidado em 2017 e em vigor, define: 36 objetivos, 70 estratégias e 30 programas voltados ao desenvolvimento do setor nos próximos 10 anos.


Logo A Tribuna