Conheça os projetos dos vereadores eleitos pela primeira vez em Santos

Eles somam 15.650 dos votos e representam 28,6% de renovação no Legislativo santista

Por: Daniel Gois  -  05/12/20  -  13:54
Câmara de Santos receberá hoje projeto enviado por Paulo Barbosa
Câmara de Santos receberá hoje projeto enviado por Paulo Barbosa   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

A Câmara Municipal de Santos contará com seis vereadores novatos para os próximos quatro anos. Débora Camilo (PSOL), Paulo Miyasiro (Republicanos), Marcos Libório (PSB), Fábio Duarte (Podemos), João Neri (DEM) e Adriano Piemonte (PSL) foram eleitos pela primeira vez, somando um total de 15.650 votos e 28,6% de renovação nas cadeiras. Além da expectativa de honrar a confiança depositada pelos eleitores, eles planejam usar da experiência em outras áreas para ter sucesso no poder público. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Débora Camilo ficou entre os quatro mais votados de Santos para o cargo de vereador. Ela já havia tentado ser deputada estadual em 2014, prefeita em 2016 e deputada federal em 2018. O pleito de 2020 foi o quarto disputado pela advogada. 


“Nossa expectativa é de muita luta no espaço legislativo, tanto no trabalho de fiscalização quanto no processo de garantir que as pautas necessárias para a maioria da população se transformem em políticas públicas”, afirma Débora. “Sabemos que ser oposição, diante da composição da Câmara, não será tarefa fácil e que será preciso muita firmeza e diálogo. Combater as privatizações dos serviços públicos e cobrar que eles atendam dignamente os santistas é um dos horizontes do nosso mandato”. 


Paulo Miyasiro foi triatleta olímpico por 15 anos e presidiu a Fundação Pró-Esporte de Santos, além de ter participado dos Jogos Olímpicos de 2004. Formado em direito e educação física, conquistou uma cadeira na primeira eleição disputada. 


“Quero usar os valores do esporte na educação, fomentar e incentivar o comércio local, manter as tradições culturais com eventos valorizando todas as colônias e fazer uma Santos para todos. Quero dialogar em prol da nossa cidade, com ideias e propostas”, destaca Miyasiro. 


Marcos Libório está entre os novatos eleitos em Santos, mas conta com outras passagens no poder público. Foi executivo do setor de Energia e secretário municipal de Meio Ambiente, além de ter presidido a Organização Não Governamental Vidas Recicladas. Em 2016, ficou na suplência. 


“Tenho trabalhado muito pelo meio ambiente e o tema receberá uma atenção especial”, afirma Libório. “A praia é nosso ativo turístico, gera emprego e renda, temos que preservar desde o mangue. Agir na origem dos problemas de lixo, poluição e saneamento. Nosso foco também será por zeladoria, bons serviços, cuidados com os espaços públicos e equipamentos”. 


A área da saúde e a região da Zona Noroeste estão entre as prioridades do assistente social João Neri, que também é técnico em radiologia e foi conselheiro tutelar de Santos. Tornou-se suplente de vereador em 2016 e substituiu titulares que saíram de licença durante o mandato. 


“Por ser ativamente da área da saúde, darei uma atenção especial as demandas e equipamentos responsáveis pela promoção da saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças. Pela experiência como conselheiro tutelar, não posso esquecer das nossas crianças e na prioridade de deixar às próximas gerações um legado, de muito trabalho, comprometimento, valores e princípios, onde o bem-estar delas é a minha missão”, declarou Neri. 


A reportagem tentou entrar em contato com Fábio Duarte e Adriano Piemonte, mas não obteve resposta.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna