Conferência de Cidades Criativas da Unesco segue nesta terça em Santos

Cidade recebe primeiro evento na América Latina para debater sobre o futuro

Por: Júnior Batista  -  19/07/22  -  10:08
Atualizado em 19/07/22 - 13:59
No centro de convenções da Ponta da Praia, transcorre, ainda, mostra que contém painéis das cidades reconhecidas pela Unesco como criativas
No centro de convenções da Ponta da Praia, transcorre, ainda, mostra que contém painéis das cidades reconhecidas pela Unesco como criativas   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), encontro global de troca de experiências e informações sobre cultura e economia criativa no contexto das cidades, faz hoje roda de debates sobre objetivos de desenvolvimento sustentável e economia criativa.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O evento ocorre em Santos e, pela primeira vez, está na América Latina. A ideia é reunir representantes de cidades do mundo todo para partilhar políticas bem sucedidas, práticas e reflexões sobre o futuro.


Entre os destaques de hoje, estão os debates com o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Ergon Cugler de Moraes Silva, a coordenadora do programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, e a doutora em Arquitetura e Urbanismo Ana Carla Fonseca. As palestras são restritas a inscritos.


PÚBLICO


No centro de convenções da Pontada Praia, transcorre, ainda, a mostra Expo Brazilian Creative Cities, com painéis das cidades reconhecidas pela Unesco como criativas. Entre os exemplos, pelo cinema, Santos; por gastronomia, Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ); por design, Curitiba (PR) e Fortaleza (CE); e, por artes e mídia, Campina Grande (PB).


Há, também, programação artística e cultural no Centro Histórico. Entre quinta-feira e domingo, haverá atividades no Teatro Guarany, no Museu Pelé, nos Arcos do Valongo, na Casa da Frontaria Azulejada e na Praça Mauá.


A programação completa inclui exibição de curtas metragens, bate-papos, atrações ao público infantil e música. Mais no link.


VISITA


Ontem, em evento fechado a convidados, autoridades visitaram os estandes onde ocorrerá a Expo Brazilian Creative Cities. O prefeito Rogério Santos (PSDB) afirmou que “a economia criatividade potencializa o maior patrimônio que o ser humano tem, que é a criatividade. A criatividade surge de maneira inerente, mas também pode ser adquirida. Ela está em todos os lugares. Mas, principalmente, quando falamos em desigualdade social, a criatividade faz a diferença”.


O governador Rodrigo Garcia (PSDB) declarou que a economia criativa é fundamental na geração de emprego. “Cidades de todo o mundo poderão trocar boas práticas, experiências, nesta semana e avançarem economia criativa em nosso País e em nosso Estado.”


COMPARTILHAMENTO


O tema Criatividade, Caminho para a Igualdade conduz a conferência. O foco das seis sessões transversais programadas para o encontro são África e Sids (Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento); Igualdade de Gênero, Juventude e Grupos Marginalizados ; Resiliência Climática; Cooperação Internacional; Inovação e Tecnologia e Recuperação Pós Pandêmica.

“Esta única e dinâmica rede de cidades é plataforma potente para o compartilhamento de iniciativas inovadoras. Em um mundo cada vez mais urbanizado, as cidades-membro têm usado a cultura e a criatividade de forma bem-sucedida para melhorar o dia a dia dos cidadãos”, diz o diretor-geral assistente de Cultura da Unesco, Ernestto Ottone.


Logo A Tribuna