Comissão santista inicia preparativos pelos 200 anos da Independência

Celebração será em 7 de setembro de 2022. Eventos são alusivos à memória do santista José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/11/20  -  19:24
  Foto: Francisco Arrais/PMS

Santos deu início às comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil. Uma comissão foi criada para celebrar os 200 anos do ato que marcou o fim da submissão político-administrativa local, até então colônia de Portugal. A data histórica ocorrerá em 7 de setembro de 2022.  


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços! 


Os preparativos ficam a cargo da Comissão Municipal do Bicentenário da Independência do Brasil, que planejará os eventos comemorativos à data em Santos. O colegiado foi instituído pelo decreto 9.127, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (13). 


A comissão será coordenada pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), que elaborará um cronograma de ações e eventos artísticos, educativos e culturais envolvendo a memória do santista José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência, e os fatos correspondentes à data histórica. 


“O objetivo é realizar ampla comemoração e agenda intensa de atividades durante o período do bicentenário da Independência não só no Centro Histórico, mas em outros pontos como a Praça da Independência, e com a participação de toda a sociedade”, afirmou o presidente da Fams, Luiz Dias Guimarães. 


Caberá também à comissão o desenvolvimento de ações e articulações junto a órgãos nas esferas municipal, estadual e federal, entidades da sociedade civil, empresariado, entre outros. Presente na solenidade, a secretária de Educação, Cristina Barletta, ressaltou o intenso trabalho realizado anualmente nas escolas em homenagem ao patriarca.  


“Trabalhamos com a identidade local e José Bonifácio ocupa lugar de destaque dentro do Currículo Santista. Temos entendimento da grandiosidade dele para a Cidade e o País”. 


Memorial José Bonifácio 


Uma das propostas será a criação de um Memorial José Bonifácio na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, a ser discutido pela comissão. “O intuito é reurbanizar a praça, criando um ambiente de visitação permanente e importante ponto atrativo de turismo histórico. Esperamos que, com esse projeto que está sendo elaborado, atraiamos turistas do Brasil e do exterior em reverência a Bonifácio”, explicou Guimarães. 


O presidente do Movimento Pró-Memória José Bonifácio, Arlindo Salgueiro, afirmou que “como santistas, temos que ter a ousadia e o dever de tornar Santos o epicentro das comemorações, para engradecer Santos e a figura dele, que foi a mais importante do mundo de sua época”. 


A Comissão Municipal será composta por representantes da Fams, secretarias de Cultura, Educação, Turismo e Gabinete do Prefeito; Instituto Histórico e Geográfico, Subseção de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Movimento Pró-Memória José Bonifácio e universidades.


Logo A Tribuna