Comerciantes e prestadores de serviços em Santos sofrem com bug no WhatsApp e redes sociais

Com Instagram, Facebook e WhatsApp fora do ar, vendas e atendimento ao público são prejudicados

Por: Cássio Lyra  -  04/10/21  -  19:36
 Aplicativos ficaram fora do ar durante boa parte desta segunda-feira (4)
Aplicativos ficaram fora do ar durante boa parte desta segunda-feira (4)   Foto: Matheus Tagé/AT

A segunda-feira (4) foi atípica devido à pane mundial nas redes sociais Facebook e Instagram e no aplicativo de mensagens WhatsApp. Comerciantes e prestadores de serviços em Santos tiveram dores de cabeça e a rotina virada do avesso, pois o que parecia ser uma breve interrupção para envio de mensagens se tornou um bug que tomou conta de toda a tarde e avançou pela noite.


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A empresa Litoral Santos, única representante da Electrolux na Cidade que presta atendimentos domiciliares, foi diretamente impactada com a queda do WhatsApp, em especial. Como os trabalhos realizados entre os funcionários são quase 100% on-line, o aplicativo acaba se tornando essencial no dia a dia da empresa.


"Usamos o aplicativo para realização de orçamentos e baixar serviços para os técnicos externos. Nesta segunda, deixamos de executar diversos serviços já programados desde quando houve a instabilidade", relata Claudio Santos, proprietário da Litoral Santos.


A empresa conta com cerca de 20 funcionários, sendo que dez deles são técnicos que visitam as casas de clientes com produtos a serem consertados. "Quando houve a primeira instabilidade, já não conseguimos mais ter retorno entre os técnico e a nossa base. Além disso, não pudemos dar um feedback para o fabricante, pois temos metas a cumprir".


Segundo o empresário, caso o problema persista, a ideia é ter um outro meio de comunicação entre os funcionários. "Atendemos, em média, cerca de 100 clientes por dia em Santos. Acaba afetando o nosso pessoal e, também, os próprios consumidores. Logo cedo, na terça-feira, iremos fazer um balanço e saber o saldo desse dia atípico".


O chaveiro Magenta, localizado no Centro de Santos, também sofreu com a pane do WhatsApp. A ferramenta serve para adiantar atendimento, seja via mensagens de voz ou até para o envio de fotos.


"Recebemos bastante mensagem. Mais de 50% do nosso contato com cliente é via aplicativo. As pessoas tiram dúvidas, recebemos fotos e já conseguimos ajudar de alguma forma", explicou Domingos Reis, funcionário da loja.


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