Comerciantes de Santos alertam para golpe de clonagem de falsos fiscais sanitários: 'Sentimos medo'

Estelionatários telefonam, dizendo ser da Vigilância Sanitária, ter recebido denúncia e querendo marcar vistoria

Por: Natalia Cuqui  -  26/05/21  -  07:46
  Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes recebeu notificações e planeja campanha para evitar prejuízos
Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes recebeu notificações e planeja campanha para evitar prejuízos   Foto: Matheus Tagé/AT

Um novo golpe, principalmente em estabelecimentos de Santos, assusta empresários da Baixada Santista. Estelionatários telefonam para estabelecimentos afirmando ser funcionários da Prefeitura e que fiscalizarão o estabelecimento contatado.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Mariana Brigo, dona de uma confeitaria, no Gonzaga, relatou uma tentativa de golpe. “Aconteceu na quarta-feira passada (19). A loja ainda estava fechada e ligaram no nosso número falando que era da fiscalização, perguntando se a equipe estava ciente dos procedimentos sanitários, porque haviam recebido algumas denúncias contra a loja. De tarde, mandariam duas pessoas até o endereço e um número de protocolo por SMS e por e-mail.”


A empresária afirma que suas funcionárias não confirmaram nada por telefone nem clicaram em nenhum link. Ela e os funcionários suspeitaram, pois fiscais vêm sem avisar.


“Joguei (o assunto) na internet e vi que era golpe. Soube depois que alguns estabelecimentos perderam telefones por clonagem. Na hora da ligação, sentimos medo de que alguém viesse aqui uniformizado e fizesse alguma besteira.”


Segundo ela, os estelionatários, após ter o código confirmado, clonam o número de telefone da empresa e se passam por funcionários, promovendo sorteios que não existem ou oferecendo brindes após a confirmação de um código enviado ao número, por exemplo. Dessa forma, outras pessoas, geralmente os clientes dos estabelecimentos, têm suas contas desfalcadas.


PRECAUÇÃO


O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santos e Região (SinHorRes), Heitor Gonzalez, afirmou, em nota, que dois associados notificaram a tentativa de golpe. Ele disse estar informando os empresários do setor e planeja uma campanha de conscientização em redes sociais.


A Prefeitura de Santos informou, também por escrito, que a fiscalização da Vigilância Sanitária ocorre sem aviso e sugere a empresários que denunciem tentativas de estelionato para a Polícia.


Logo A Tribuna