Comerciantes da ZN de Santos celebram projeto de revitalização, mas alertam problemas com enchentes

Profissionais da Av. Vereador Álvaro Guimarães enalteceram benefícios com obra, mas lembraram escoamento de água; VÍDEO

Por: Thiago D'Almeida  -  07/07/21  -  09:42
  Avenida Vereador Álvaro Guimarães, da Zona Noroeste de Santos, vai passar por reformulação ainda neste ano
Avenida Vereador Álvaro Guimarães, da Zona Noroeste de Santos, vai passar por reformulação ainda neste ano   Foto: Thiago D'Almeida/AT

Os comerciantes da Avenida Vereador Álvaro Guimarães, no Rádio Clube, em Santos, estão animados com o projeto apresentado pela prefeitura da cidade na última sexta-feira (2), que prevê uma revitalização da área e tem a expectativa de ser iniciado ainda neste ano. Apesar da esperança no futuro, alertam para o “principal motivo de críticas” no presente, o escoamento da via. Confira na videorreportagem abaixo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!



A equipe de A Tribuna foi até a avenida e conversou com diversos profissionais para descobrir o que esperam da novidade. O comerciante Carlos Campos, de 51 anos, que tem uma loja de calçados, comentou sobre a notícia. “O comércio aqui promete e, se tiverem uma atenção maior com a iluminação e também ciclovia, que está faltando [na avenida], creio que a reformulação vai atrair novos clientes”.


De acordo com a Prefeitura, entre os itens descritos no projeto, foram destacados a implantação de câmeras de monitoramento, troca na iluminação, nova arborização e malha cicloviária, reposicionamento dos pontos e abrigos de ônibus, entre outros pontos.


Segundo Rosangela dos Santos, de 41 anos, que é proprietária de uma loja de roupas, a Avenida Vereador Álvaro Guimarães precisa, de fato, de mais câmeras de monitoramento. “É bom trabalhar aqui, temos bastante movimento, mas precisamos de mais semáforos por conta do risco de acidentes de trânsito e câmeras para melhorar a segurança”.


Por sua vez, o comerciante Guilherme Garrido, de 32 anos, que tem uma ótica na avenida, disse que “tudo é bem-vindo" entre os assuntos da revitalização do local. “Acredito na valorização dos pontos comerciais. É um dos pontos primordiais para esta Avenida”.


Em conversa com a reportagem, Garrido também citou outro ponto importante para os comerciantes do local, o escoamento de água. “As enchentes ainda incomodam muito a Zona Noroeste, ainda mais nesta avenida, que tem muito comércio”.


Reginaldo da Silva, de 63 anos, que trabalha em uma sorveteria, concorda com Garrido. “A notícia da revitalização é boa, mas o grande problema aqui são as enchentes, que acontecem há anos e estão se agravando. É interessante, mas, junto com o projeto, precisam resolver o problema da água, que enche até as lojas”.


Por fim, a comerciante Carla Almeida, de 47 anos, reforçou o pedido e descreveu a esperança para o futuro. “Precisa melhorar o escoamento de água para acabar com as enchentes. Acredito que vai melhorar ainda mais o movimento. Assim esperamos”, finaliza.


A Tribuna entrou em contato com a prefeitura da cidade, que enviou, através de nota oficial, um posicionamento sobre as reclamações sobre o escoamento da via. Leia na íntegra:


A obra que será realizada no local prevê uma nova rede de drenagem na via, bem como alteamento dos pisos. Essas ações irão amenizar as condições de alagamentos. Já foram realizadas duas reuniões e hoje (06) técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foram até o local conversar com os comerciantes e moradores sobre as melhorias.


Logo A Tribuna