Comerciantes celebram revitalização do Mercado Municipal de Santos, mas criticam segurança; VÍDEO

Profissionais acreditam em benefício por reforma, mas citam necessidade de cuidado com população de rua

Por: Thiago D'Almeida  -  25/05/21  -  09:29
  Comerciantes ao redor do Mercado Municipal de Santos estão esperançosos com revitalização
Comerciantes ao redor do Mercado Municipal de Santos estão esperançosos com revitalização   Foto: Thiago D'Almeida/AT

A notícia da reforma do Mercado Municipal de Santos, localizado no Centro da cidade, animou o comércio local, que acredita em benefício após a conclusão das obras, previstas até o fim de 2022. Na última semana, a Prefeitura de Santos anunciou a revitalização, com promessa de atração de investimentos e maior interesse turístico e comercial para a região. Com a novidade, a reportagem de A Tribuna entrevistou comerciantes da área, em especial, da Rua Sete de Setembro, para descobrir suas expectativas. Embora estejam esperançosos, citam a necessidade de uma melhoria na segurança. Confira a videorreportagem abaixo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!



A comerciante Yasmin Novais, que trabalha em um mercado ‘hortifruti’, afirmou que acredita na melhora não apenas do Mercado Municipal, mas da área inteira. “Acho que vai ser benéfico, vai fazer com que venham mais pessoas para frequentá-lo. Vai ser ótimo”, diz. “A segurança vai aumentar, o que vai fazer com que as pessoas se sintam mais protegidas. Vai resultar em uma grande melhoria”.


A farmacêutica Sandra Regina Marques também está esperançosa. “Espero que favoreça o comércio local e que possamos acreditar em uma nova perspectiva de melhora para o Mercado Municipal. Este bairro precisa ser rejuvenescido", cita.


Por sua vez, o médico veterinário Carlos Eduardo Lopes ressaltou que, com a revitalização do espaço, a segurança da região deve melhorar também. “Se você melhora esse ponto e tem um atrativo maior dentro do Mercado Municipal, com uma cervejaria, por exemplo, acaba trazendo as pessoas de fora para descobrirem o que está acontecendo”, opina. “É o que a gente precisa! Tudo tende a melhorar na nossa região, na Rua Sete de Setembro e no bairro Vila Nova em geral".


Embora a expectativa por melhoria na segurança seja notada, diversos comerciantes da região destacaram a falta dela no momento. Segundo relatos de dois profissionais do ramo, a presença de pessoas em situação de vulnerabilidade amedronta seus clientes.


Gomes da Silva, que é técnico de refrigeração, celebrou muito a novidade, mas fez uma série de ponderações.


“Vai ficar maravilhoso, mas precisam pensar primeiro no pessoal da rua. Se eles não saírem daqui, vão trocar seis por meia dúzia. Ficará igual”, afirma. “Primeiro, precisam encontrar um lugar para eles ficarem. Assim, fica maravilhoso. É um lugar bonito, o mercado tinha fama e era ‘top’. O prefeito precisa pensar o que vai fazer com a população de rua, não adianta revitalizar o espaço e esquecer deles”.


Por fim, o autônomo Luciano Ferreira Barbosa também citou a preocupação com a segurança do local. “Apoio [a revitalização], mas eles também precisam nos ajudar, os comerciantes da região, já que estamos abandonados há mais de 20 anos. A Polícia Militar passa aqui de meia em meia hora e quase não pergunta se teve alguma ocorrência”, questiona. “Revitalizar apenas o Mercado Municipal e a área ‘de lá’ não adianta, precisam olhar para cá também, para a Rua Sete de Setembro, que é antiga”.


  Reformas no espeço estão previstas até o fim de 2022
Reformas no espeço estão previstas até o fim de 2022   Foto: Thiago D'Almeida/AT

A equipe de A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura de Santos sobre os questionamentos dos comerciantes. Confira, abaixo, a nota emitida:


“O projeto de revitalização de toda a região central de Santos, incluindo o Mercado Municipal e seu entorno, na Vila Nova, prevê a intensificação de programas sociais voltados à população em situação de rua e às pessoas com dependência química. Também disponibilizará cursos gratuitos de capacitação profissional, por meio de programas como as Vilas Criativas, já com ações em andamento, para a população da região, qualificando a mão de obra local para as oportunidades de emprego que surgirem com a revitalização.”


Logo A Tribuna