Cliente perde R$ 350 em débito indevido de supermercado em Santos: 'Inadmissível'

Carrefour alega que falha no sistema de pagamento de faturas é recorrente

Por: Marcela Ferreira  -  18/12/20  -  13:05
Carrefour alega que falha no sistema de pagamento de faturas é recorrente
Carrefour alega que falha no sistema de pagamento de faturas é recorrente   Foto: Carlos Nogueira/AT

Ao tentar realizar o pagamento da fatura do cartão de um supermercado, o cliente Henrique B. Lopes Vieira, de 57 anos, acabou perdendo R$ 350,00 de sua conta bancária, devido a uma falha no sistema. Segundo ele, o supermercado debitou o valor de seu cartão, mas a quantia não foi recebida. O estabelecimento comercial alega tratar-se de um problema bancário, e que a mesma situação já ocorreu outras vezes.


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O Henrique e a esposa, Vânia Vieira, compareceram ao supermercado, que fica dentro de um shopping em Santos, por volta das 13h40 do último sábado (13) para realizar o pagamento da fatura do cartão, que venceu no dia 11/12. “Nos dirigimos ao caixa de número 29 para pagar, chegando ao caixa informei à operadora que iria pagar 350 reais no débito e 150 reais em espécie”.


A operadora, então passou o código de barras no leitor, e pediu que o cliente inserisse o cartão de débito do banco na máquina. “Eu digitei a senha, a operação foi realizada e entreguei a parte em espécie para ela. Neste instante, a operadora do caixa digitou alguma coisa que o sistema travou. Ela, então, acionou a supervisora dos caixas para resolver. Chegando ao caixa, a supervisora me comunicou que iria resetar o computador do caixa, e que o dinheiro retornaria automaticamente para a conta, e eu faria novamente o pagamento da parte em débito, ou seja os 350 reais”.


Henrique disse que se manifestou contra a solução dada pela supervisora, porque acreditava que o montante não iria retornar mais para a conta. “Ela me disse para ficar tranquilo, que estava acostumada com este tipo de procedimento e assim o fez. O computador do caixa reiniciou e quando voltou ao normal, ela pediu-me para inserir novamente o cartão de débito e digitar a senha para debitar novamente os 350 reais que,segundo ela, já tinham retornado à conta. Digitei a senha e, como já esperava, apareceu a mensagem na tela, ‘não autorizado’”.


A supervisora então informou sobre o problema para uma pessoa responsável, que informou ao cliente que ocorrera um problema com o caixa, e que não poderia fazer mais nada, e que iria impedir o cancelamento da operação. Quando o dinheiro aparecesse, Henrique poderia buscá-lo, mas a fatura não estaria paga. “Ela se virou indo embora dizendo que não poderia fazer nada, pois o dinheiro não entrou no sistema dela. Neste instante acionei a polícia e pedi a elaboração do boletim de ocorrência”.


Após o registro do boletim, uma surpresa: “Até o policial que fez a ocorrência já passou por isto”, disse Henrique.


Resposta


Em contato por telefone com a redação de ATribuna.com.br, o Carrefour informou que, de fato, houve o problema, e que infelizmente a mesma situação já ocorreu outras vezes e se trata de um problema no sistema de pagamentos. De acordo com a empresa, quando isso acontece, o dinheiro é estornado em até 48 horas, pois se trata de transação bancária. Sobre o comprovante, disse que de fato não tinha como dar comprovante por não ter recebido o valor. O cliente, no entanto, afirma que, mesmo passadas 48 horas, o valor não foi estornado.


Henrique ainda completou dizendo que o problema não é bancário. “Aliás, o banco nada tem com isso, o problema é do Carrefour, a forma como eles tratam do problema é grave, este caso é inadmissível. Como podem simplesmente ficar com o dinheiro do cliente e não dar satisfação alguma e mandá-lo para casa?”.


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