Centenas de pessoas celebram a chegada da primavera em Santos com passeio de bicicleta e bonde

Programação também contou com feira de artesanato

Por: Rosana Rife  -  25/09/21  -  18:06
 Centenas de pessoas celebram a chegada da primavera em Santos com passeio de bicicleta e bonde
Centenas de pessoas celebram a chegada da primavera em Santos com passeio de bicicleta e bonde   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Mais de 300 pessoas participaram de um passeio ciclístico para dar as boas-vindas à primavera, no primeiro sábado da nova estação, em Santos. Eles saíram da Avenida Conselheiro Nébias próximo à praia até a Praça Mauá, no Centro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Morador do Estuário, o analista de comércio exterior José Orlando Quirino da Silva, 36 anos, colocou todo a família para pedalar junta. “Foi um dia muito diferente. É muito bom poder fazer passeios desse tipo com a família. Todo mundo estava de máscara e com muita segurança”.


O mecânico de bicicletas, Erivaldo Cardoso Silva, 57 anos, e a neta Isis de Carvalho Dias, 8 anos, mal conseguiram dormir de tanta ansiedade para pedalar pelas ruas da Cidade. Foi o primeiro passeio ciclístico da dupla. “Eu sou ciclista, participei de Jogos Regionais, e queria incentivá-la. Espero que seja o primeiro de muitos passeios. Pedalar é cuidar da saúde. É essencial”, diz Silva. E a neta faz questão de dizer que gostou. “Foi muito divertido”.


Os amigos Nelzielton de Andrade Silva, 41 anos, e Osmar Pereira Nunes, 53 anos, também aprovaram o sábado diferenciado.


“Foi excelente. Incentiva as pessoas a utilizarem a bicicleta como meio de transporte também. Gasolina está caro”, diz Silva. “Ando sempre de bicicleta. Mas esse evento é bom para saúde e estimula as pessoas a saírem de casa. É terapia”, acrescenta Nunes.


Mais Festa
Ao chegar no Centro, os ciclistas encontraram flores enfeitando as escadarias da prefeitura, um cenário perfeito para selfies e fotos em família.


A Praça Mauá também serviu de palco para feira de artesanato. Artistas da Cidade puderam mostrar seus produtos e quitutes especiais. Eliane Santos Garcia, 54 anos, afirma que espaços e eventos especiais ajudam a aumentar o interesse pelo trabalho dos artesãos.


“Fomos muito prejudicados pela pandemia da covid-19. E, nesses momentos, a gente tem oportunidade de divulgar nosso trabalho, porque traz bastante gente”.


A aposentada Maria Regina Freire Martins, 81 anos, passeava entre um trabalho e outro exposto no local e gostou do que viu. “Nunca vi a primavera ser tão homenageada. Tirei várias fotos. E agora estou vendo o trabalho dos artesãos. O Centro precisa desses eventos”.


Além de festejar a primavera, o objetivo da ação é incentivar a economia criativa, diz o prefeito Rogério Santos. “A gente ainda vive a pandemia. Então, a primavera significa uma alegria para a vida e a alma, porque a covid não é só um vírus, também afeta o estado psicológico, com o isolamento social. Para a economia criativa, é preciso movimentar a cadeia e incentivar a revitalização do nosso Centro Histórico”.


Bonde
Na programação, também constou um passeio especial de bonde, que também estava decorado no clima da nova estação. Foram 11 viagens e quase 400 pessoas transportadas pelas ruas do Centro Histórico ao longo do dia.


Para a agente de serviços gerais Rosangela Santana Mota, 50 anos, foi um sonho realizado. “Eu trabalho no Centro e nunca consegui andar de bonde. Hoje aproveitei a folga para realizar esse sonho. Foi maravilhoso e ele decorado com essas flores está lindo demais”.


Logo A Tribuna