Cata Treco de Santos recolhe até 3 mil toneladas de material descartado por mês

Entre os materiais que podem ser descartados, estão restos de obra com até um metro cúbico, móveis e eletrodomésticos

Por: Redação  -  15/02/22  -  06:54
Atualizado em 15/02/22 - 14:33
Mediante agendamento, em Santos, munícipe deve informar a quantidade e o tipo de material a recolher
Mediante agendamento, em Santos, munícipe deve informar a quantidade e o tipo de material a recolher   Foto: Alberto Marques/AT

O Cata Treco, serviço da Prefeitura de Santos para recolher materiais descartados em pontos da Cidade, reúne cerca de 3 mil toneladas de material mensalmente, incluído descarte irregular. Mediante agendamento, o munícipe deve informar quantidade e tipo de material a recolher.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Quem retira os itens é a equipe de limpeza liderada pela Prodesan. Entre os materiais, estão entulho, restos de madeira, colchões e móveis antigos.


IRREGULARIDADE

Responsável pela limpeza urbana em Santos, o engenheiro agrônomo Marco Aurélio Neves conta que, além do serviço já agendado, há também os pontos de descarte irregular no Município.


“Hoje, na Cidade, temos quase 150 pontos de descarte irregular — em esquinas, praças etc.”, comenta.


“A pessoa que for pega descartando (resíduos) irregularmente pode ser multada em R$ 1 mil pela lei do Cidade Limpa”, explica o engenheiro agrônomo.


O QUE DESCARTAR

Entre os materiais que podem ser descartados, estão restos de obra com até um metro cúbico (de 300 a 400 quilos) móveis e eletrodomésticos velhos.


“O material vai primeiro para uma área de transbordo e, depois, para o aterro sanitário na Área Continental de Santos”, explica.


Neves afirma que materiais podem ser reutilizados. “Na Vila Criativa, a Prefeitura reutiliza parte da madeira para fazer objetos. Tirando essa parte, tudo é descartado no aterro sanitário”, menciona.


COMO AGENDAR

O agendamento pode ser feito pelo número 0800-7708770, das 7 às 17 horas, ou pelo portal da Prodesan (www.prodesan.com.br/cata-treco).


O munícipe recebe um número de protocolo, que deve ser afixado juntamente com o material descartado na porta da residência.


Condomínios podem agendar o serviço do Cata Treco. Entretanto, caso o número de moradores seja alto, o ideal é que cada apartamento agende sua retirada, por causa do volume de material a ser descartado.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna