'Carreta da mamografia facilita realização de exames preventivos', diz gerente administrativa

Veículo ficará na Praça Mauá até o dia 18. Veja o que é necessário para fazer o exame

Por: Daniel Gois  -  07/06/22  -  14:38
A carreta da mamografia está na Praça Mauá
A carreta da mamografia está na Praça Mauá   Foto: Daniel Goés / AT On-line

Quem passou pela Praça Mauá, no Centro de Santos, nesta terça-feira (7), percebeu uma novidade. A carreta de mamografiaMulheres de Peitochegou ao município, com expectativa de fazer 500 exames até o dia 18 de junho. Antes, o serviço esteve nos munícipios deSão Vicente e Cubatão.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A gerente administrativa Ângela Xavier de Alencar, de 52 anos, foi uma das interessadas em realizar a mamografia. "Tem dois anos que não faço o exame. Na minha idade, é muito importante se precaver", disse ela, que mora em Manaus (AM), mas passa um período em Santos a trabalho.


O atendimento, de forma gratuita, acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, com distribuição de 50 senhas. Aos sábados, os exames são feitos das 8h às 12h, com 25 senhas distribuídas. Não é necessário fazer agendamento prévio.


Expectativa é de que 500 exames de mamografia sejam realizados em Santos
Expectativa é de que 500 exames de mamografia sejam realizados em Santos   Foto: Matheus Tagé/AT

"Temos uma expectativa de atender 500 pacientes aqui. O exame de mamografia é muito importante. Ele ainda é o mais eficaz pra detectar precocemente o câncer de mama", ressaltou a coordenadora da Fidi, Viviane Pinheiro.


Os pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 interessados em fazer o exame devem levar pedido médico, RG e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para quem tem entre 50 e 69 anos, basta ir com RG e cartão SUS. Também deve-se levar a carteirinha de vacinação contra a covid-19 e comprovante de endereço. O uso de máscara é obrigatório no local.


A iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi).


Após a realização do exame, o paciente retira as imagens na hora. O laudo médico sai em 48 horas, com retirada on-line, utilizando login e senha fornecidos na carreta de mamografia.


Baixada Santista

Antes de chegar em Santos, a carreta Mulheres de Peito esteve em São Vicente, entre os dias 23 de maio e 6 de junho. Posicionada na Praça Tom Jobim, no Gonzaguinha, ela foi responsável pela realização de 500 exames.


Neste ano, o programa também esteve em Cubatão, entre os dias 4 e 15 de janeiro. Na ocasião, a carreta ficou no Centro Esportivo Romerão, localizado na Rua Pedro José de Toledo, 365, na Vila Couto.


Exames serão feitos de segunda a sábado, a partir das 8h
Exames serão feitos de segunda a sábado, a partir das 8h   Foto: Matheus Tagé/AT

Logo A Tribuna