Caravela estilizada, a história do monumento de concreto instalado nos jardins da praia de Santos
Obra foi entregue à população pelo então primeiro-ministro de Portugal, Cavaco Silva, em 1988
Atualizado em 29/05/22 - 23:11
![Monumento oferecia uma linguagem estética única, com seus 6 metros de altura e inclinação de 10 graus](http://atribuna.inf.br/storage/Cidades/Santos/img1578800711912.webp)
A ideia era transformar aquele espaço num pedacinho de Portugal. Dez trabalhos foram apresentados e o vencedor foi o assinado pela arquiteta Regina Maria Lourenço Adegas, que bolou, em parceria com o designer Ricardo Campos Mota, o Rica, uma caravela de concreto, de 6 metros de altura.
Ocorre que a proposta do local acabou sendo alterada alguns meses depois. O então prefeito Oswaldo Justo, em razão das proximidades dos 500 anos do descobrimento português e bastante empolgado com a obra, ofereceu um espaço na região da orla praiana, nas proximidades do Aquário Municipal. A ideia era correr para inaugurar o monumento nas festividades do dia 10 de junho (Dia de Portugal).
A Prefeitura conseguiu buscar a adesão da empresa Ventura Empreendimentos Imobiliários, que se ofereceu para fornecer mão de obra e material para viabilizar o projeto. Além do aspecto histórico, o monumento tinha potencial para se tornar mais um atrativo turístico.
A caravela foi construída em concreto aparente, com linhas muito suaves e ostentava velas estilizadas. Com 6 metros de altura, a peça foi levemente inclinada (em 10 graus em relação ao piso).
No dia 25 de abril de 1988, uma segunda-feira, finalmente a peça foi enviada para seu lugar definitivo. Foi necessário o uso de um caminhão especial da então Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), estatal que administrou o Porto de Santos, e um guindaste bantan com capacidade de levantar 14 toneladas (a peça tinha 3 toneladas). A operação de içamento para os jardins da praia começou cerca de 11 horas. Dez minutos depois, um susto: uma das cintas de amarração arrebentou, provocando a queda da enorme escultura sobre o gramado. O acidente fez com que a peça de concreto passasse por sua primeira prova de resistência. E passou, sem feridos.
Ricardo Mota e Regina Adegas receberam como prêmio pelo concurso uma passagem de ida e volta a Lisboa. Rica aproveitou sua ida à Europa para fazer cursos e trabalhos na área do design e artes. De Portugal, mudou-se para Torino (Itália), onde morou por seis anos.