Câmara de Santos discute eleições na 1ª sessão do ano

Com presença do prefeito e confirmação de pré-candidatura, Legislativo teve conjecturas

Por: Maurício Martins & Da Redação &  -  04/02/20  -  17:20
Câmara aprovou as contas de 2018 da prefeitura
Câmara aprovou as contas de 2018 da prefeitura   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

A presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) – rodeado de assessores e equipe de filmagem – e as rodas de conversas sobre possíveis candidaturas deram o tom, nesta segunda-feira (03), à primeira sessão do ano na Câmara de Santos. Assim deve ser o ano eleitoral no Legislativo. Ainda mais com a afirmação do deputado estadual Kenny Mendes (PP), garantindo que será candidato a prefeito. 


“Temos que entender que é um ano mais tenso, todo mundo mais nervoso, alterado. Todos os vereadores querem a reeleição e outros querem se eleger. Então, fica mais difícil. Mas acredito que vamos conseguir contornar tudo isso. É como meu pai (Oswaldo) falava: ano eleitoral se chuta a canela, dá murro, faz o diabo”, diz o presidente da Casa, Rui De Rosis (MDB). 


O vereador Benedito Furtado (PSB) concorda em que os anos eleitorais são mais intensos, com mais discussões. “Isso é natural, é sempre assim, a sociedade vai assistir a isso. A partir de março, quando estiverem definidas as candidaturas, o bicho pega. Claro que atrapalha um pouco, quando você coloca os interesses eleitorais à frente dos da sociedade.” 


Para Sadao Nakai (PSDB), é importante que a discussão continue séria. “O prefeito está entregando uma série de obras. Temos que ver como faremos o custeio disso, vamos votar o orçamento de 2021. Precisamos nos concentrar no que vamos deixar para a Cidade nos próximos quatro anos, independentemente das questões eleitorais.” 


Balanço 


O prefeito disse que foi fazer um balanço das suas ações em seu último ano de governo – ele não pode tentar a reeleição. Além disso, Barbosa espera que os projetos encaminhados pelo Executivo sejam aprovados, embora fale em independência dos poderes. 


“Temos os projetos que serão encaminhados, como o orçamento para o próximo prefeito, que é importante, e as novas revisões da Lei de Uso e Ocupação do Solo, especialmente importante para a Área Continental da Cidade. É garantir a perspectiva de futuro para a Cidade".


Sem Papel


A primeira sessão de 2020 também foi marcada pelo início da apresentação de requerimentos e indicações por via digital, sem impressão no papel. 


Logo A Tribuna