Bonde japonês só circula em outubro, em Santos

Intenção é que ele estivesse nos trilhos no Dia Municipal da Luta pelo Desarmamento Nuclear e Paz Mundial,comemorado em 9 de agosto

Por: Da Redação  -  06/07/19  -  23:52

A ideia de ter um novo bonde circulando pelas ruas de Santos em agosto vai ter que esperar, pelo menos, mais dois meses. O restauro do veículo que foi doado pela cidade de Nagasaki, no Japão, ficou paralisado por conta de uma peça que não foi entregue pelo fornecedor. 


A intenção é que ele estivesse nos trilhos no dia 9 de agosto, no Dia Municipal da Luta pelo Desarmamento Nuclear e Paz Mundial, relembrando as vítimas da bomba atômica de 1945, mas a nova previsão da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) é de que isso não ocorra antes de outubro. 


Peça


O problema está em uma peça específica para o rolamento do eixo do bonde. Como o equipamento é da década de 50, não se consegue facilmente sua reposição, tendo que fabricá-la.


Detalhes


Sem esse componente, a equipe do restauro não consegue montar o carro, fazer a pintura e finalizar os detalhes do projeto. A previsão inicial era de que a peça chegasse até sexta-feira passada, o que não ocorreu. Só nesta semana o componente foi montado, mas devido às chuvas dos últimos dias, os técnicos não fizeram o transporte do truck para evitar molhar o motor de tração do veículo.


A CET-Santos afirma que a empresa responsável foi notificada e, dependendo do tempo de atraso, pode ser punida. 


“Estamos só aguardando os prazos para aplicar as punições”, afirma o engenheiro responsável pela restauração do bonde, Marcos Rogério Nascimento.


História


A doação do bonde de prefixo 206 foi feita em 2012, quando o convênio das cidades-irmãs entre Nagasaki e Santos completou 40 anos. O processo foi formalizado em 2014 e em 2016 o veículo foi para o pátio de bondes no Valongo, onde acontecem os trabalhos de restauração. O veículo japonês, que será o sétimo a funcionar em Santos, vai usar o mesmo sistema dos trólebus que já operam na Cidade.


Logo A Tribuna