Bonde de Santos terá passeios especiais durante conferência de cidades criativas da Unesco

A linha terá trajetos e visitas turísticas diferentes entre os dias 19 e 24 de julho

Por: ATribuna.com.br  -  18/07/22  -  09:39
Saídas dos elétricos são realizadas da Estação do Valongo
Saídas dos elétricos são realizadas da Estação do Valongo   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

A 14ª Conferência Internacional de Cidades Criativas da Unesco terá atividades para oferecer uma melhor experiência do Centro Histórico a santistas e turistas. A linha turística do bonde terá passeios especiais de terça-feira (19) até domingo (24), que terão saídas noturnas em alguns dias, além de alguns passeios monitorados.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A grande novidade é o Bonde City Tour. Ao longo do passeio, os passageiros vão desembarcar na Praça Mauá para uma visita monitorada ao Palácio José Bonifácio. O prédio, construído no período áureo do café, é uma das poucas edificações públicas do Estado que mantém a estrutura original e a maior da parte da decoração preservada.


Durante a visita, os participantes irão conhecer o saguão principal, o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, a Sala Princesa Isabel e o Centro de Controle Operacional (CCO). Além disso, também está aberta, no 5º andar do prédio, a exposição “José Bonifácio - De Pai da Ecologia a Patrono da Independência”.


Depois, os passageiros vão visitar a Catedral de Santos. Edificada em estilo neogótico, é a sede da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Começou a ser construída em 1909, foi inaugurada em 1924, mas concluída apenas em 1967.


A Catedral possui três naves, dois altares laterais de mármore e duas capelas, uma em cada lado do altar-mor: a do Santíssimo Sacramento, com afrescos de Benedito Calixto, e a de Nossa Senhora de Fátima.

A grande cúpula completa o conjunto, onde também estão sete vitrais que contam a passagem da vida de Nossa Senhora. A torre guarda um carrilhão de sete sinos. Os passeios do Bonde City Tour ocorrerão na terça-feira (19), às 9h, e de quarta a sábado, às 9h e 14h.


Noturno

Entre terça (19) e quinta-feira (21), o bonde terá saídas das 11h às 20h20, a cada 40 minutos. Já de sexta (22) a domingo (24), a circulação ocorre entre 11h e 18h20.

Entre quinta-feira e domingo a Prefeitura realiza extensa programação artístico-cultural em diversos pontos do Centro Histórico, gratuita e aberta ao público. Ela é voltada aos sete segmentos criativos da rede: audiovisual, música, artes midiáticas, literatura, artesanato, design e gastronomia. Durante a semana, o Museu Pelé também abrirá no período noturno.


Serviço

As saídas dos elétricos sempre ocorrem da Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre), na frente do Museu Pelé. O ingresso custa R$ 7 e é gratuito para crianças até 5 anos. Maiores de 60, estudantes e professores pagam meia.


Logo A Tribuna