Banco de Sangue de Santos está com estoque baixo e pede ajuda à população

O tipo O negativo, em especial, se encontra em situação crítica

Por: ATribuna.com.br  -  29/10/21  -  19:56
 O retorno das atividades presenciais pode ser um dos fatores para o aumento na demanda de sangue.
O retorno das atividades presenciais pode ser um dos fatores para o aumento na demanda de sangue.   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O Banco de Sangue de Santos opera com estoques abaixo do considerado ideal para bolsas do tipo O negativo, conhecido por ser o doador universal de sangue utilizado em emergências.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo a captadora do Banco de Sangue de Santos, Elaine de Jesus Ribeiro, atualmente a equipe opera com 50% do estoque de O negativo. "Estamos precisando muito, pois o índice se encontra abaixo do que seria adequado para nós. Como são poucas as pessoas com essa tipagem sanguínea, a gente costuma ter um número bem menor de doadores".


Ela explica que o retorno das atividades presenciais em diversos segmentos econômicos pode ser um dos fatores para o aumento na demanda por sangue, além da volta das cirurgias eletivas, dos pacientes em tratamento contra o câncer e também os que lutam contra a covid-19, que podem vir a precisar de bolsas de sangue.


"Fazemos um apelo especial para os doadores dessa tipagem para virem até aqui ajudar com o atendimento dos nossos pacientes. O O negativo é utilizado com uma urgência maior em casos de atendimentos de extrema urgência ou acidentes. Nas situações em que o paciente precisa de sangue imediatamente, é o O negativo que a gente usa".


O Banco de Sangue de Santos trabalha com quatro hospitais no município e em cidades vizinhas da Baixada Santista. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 15h. A instituição fica na Rua Doutor Armando Salles de Oliveira, 138, no Boqueirão, em frente ao hospital Casa de Saúde.


Regras
Para doar sangue, é preciso levar um documento original com foto em bom estado e ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser realizada até os 60.

Menores de idade precisam de autorização e só podem doar na presença dos pais. É preciso pesar, pelo menos, 50 kg e não deve ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Vacinados devem aguardar pelo menos 48h para doar, no caso de quem tomou CoronaVac, e sete dias para quem tomou AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. Se houver contato com algum paciente de covid-19, é necessário aguardar 14 dias para doar sangue.


Mais informações pelo telefone (13) 3202-7900 ou WhatsApp (13) 99807-3477.


Logo A Tribuna