Árvore invade telhado de barraco em Santos enquanto criança dormia: 'Risco de vida'; VÍDEO

Família viveu momento de desespero e susto, mas ninguém ficou ferido

Por: Daniel Gois  -  01/09/21  -  17:58
 Tronco de árvore invadiu telhado de barraco na Vila Sapo, em Santos
Tronco de árvore invadiu telhado de barraco na Vila Sapo, em Santos   Foto: Arquivo pessoal/Lincoln Valdeus

Um tronco de uma árvore invadiu o telhado de um barraco na comunidade Vila Sapo, na Ponta da Praia, em Santos, na manhã da última segunda-feira (30). O incidente ocorreu enquanto uma criança de 6 anos dormia. Ninguém ficou ferido.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O porteiro Edézio Lincoln dos Santos Valdeus, de 40 anos, estava na moradia, na Rua República do Equador, quando tudo aconteceu. Ao escutar um barulho, por volta das 7h10, ele correu até o quarto da filha para entender o que havia acontecido.


"Minha filha estava dormindo, e de repente escutamos um barulho. Entramos no quarto para ver se tinha acontecido alguma coisa. Graças a Deus o tronco parou ali (no telhado). Minha filha ficou toda coberta de terra, chorando e muito assustada. Graças a Deus não se machucou".


Segundo o porteiro, o tronco tem aproximadamente 1,5 metro e, com a ajuda de moradores do entorno, foi possível retirá-lo do telhado. A comunidade aguarda pelos serviços de poda e cobra a Prefeitura de Santos.



"Meus filhos estão dormindo na sala, porque é um pouco melhor. Estou constantemente em uma luta para a Prefeitura vir aqui podar a árvore. Enquanto isso, meus filhos correm risco. É complicado", desabafa o porteiro, que mora no local com a esposa e dois filhos, de 6 e 16 anos.


Representante da comunidade da Vila Sapo, o motoboy Rui Mateus de Almeida Júnior, de 53 anos, conta que já solicitou serviço de poda à Administração Municipal.


"Essa árvore já foi podada, mas deixaram os galhos lá, e eles estão velhos. A gente pediu para a Prefeitura podar a árvore, mas disseram que já tentaram, só que está muito arriscado, por conta dos troncos podres e pesados, e por ter moradia embaixo", afirma Rui Almeida.


 Moradores da comunidade Vila Sapo aguardam serviço de poda de árvore em Santos
Moradores da comunidade Vila Sapo aguardam serviço de poda de árvore em Santos   Foto: Arquivo pessoal/Rui Almeida

Resposta
Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) de Santos disse que a árvore "foi podada emergencialmente, de forma precária, devido à situação do local". A pasta esclarece que a área é de domínio federal e repassada para fins de habitação à Associação dos Moradores da Vila Sapo, sendo uma área de ocupação irregular.


"Não há como realizar a poda de forma segura, a não ser que se faça a evacuação de todas as moradias sob a projeção da sua copa. Haverá necessidade, também, de desligamento da rede de energia que passa sob parte da copa. Além disso, não há como garantir a integridade das construções, pela forma como foi feita a ocupação, provavelmente posterior ao plantio da árvore", explica a secretaria.


Na mesma nota, a Seserp explica que já explicou à associação que "só será possível a poda da árvore com a realocação, mesmo que temporária, dos habitantes da área sob a copa da árvore, em função dos riscos envolvidos na operação, interdição total da servidão de passagem durante os trabalhos e desligamento do ramal de energia, providencias que devem ser tomadas pela própria associação".


Logo A Tribuna