Após pão de cará, futebol de várzea também pode virar patrimônio cultural de Santos

Câmara de Santos votará nesta quinta-feira (9), em segunda e última discussão o projeto

Por: Rafael Motta e equipe  -  09/06/22  -  16:27
Câmara de Santos votará nesta quinta-feira (9), em segunda e última discussão o projeto
Câmara de Santos votará nesta quinta-feira (9), em segunda e última discussão o projeto   Foto: Claudio Vitor Vaz/ Acervo AT

Dois dias depois de o prefeito Rogério Santos (PSDB) ter declarado o pão de cará patrimônio cultural imaterial de Santos, a Câmara de Santos votará nesta quinta-feira (9), em segunda e última discussão, projeto do vereador Sérgio Santana (PL) para que assim também o corra com o futebol de várzea.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Pela proposta, a Prefeitura teria de fazer um inventário dos campos onde a modalidade é disputada, “com a finalidade de preservação da memória”.


O texto também prevê que, se o Município vendesse a particulares um imóvel onde houvesse campos de futebol de várzea, a Prefeitura teria de oferecer a quem ficasse sem ter onde jogar futebol “novo local de dimensões semelhantes para manutenção das atividades da modalidade”.


Não é só a prática do esporte que Santana planeja preservar: ao transformá-lo empatrimônio imaterial, seriam protegidos também testemunhos orais, memórias e gritos de guerra relacionados a essa tradição santista, destacada por décadas na revelação de craques.


Logo A Tribuna