ACS acredita em retomada da economia a partir de 11 de maio

A Associação Comercial de Santos (ACS) acredita na retomada da economia já no próximo dia 11 - um dia após o término da quarentena

Por: Da Redação  -  04/05/20  -  01:44
Associação Comercial de Santos
Associação Comercial de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Associação Comercial de Santos (ACS) acredita na retomada da economia já no próximo dia 11 - um dia após o término da quarentena. “Esperamos que o governador mantenha o cronograma divulgado para o processo de abertura gradual das atividades econômicas”, disse o presidente, Mauro Sammarco.  


Segundo ele, o objetivo no momento é trabalhar para que Santos esteja enquadrada entre as cidades aptas a participar dessa abertura. Para contribuir neste processo, Sammarco explica que a ACS coordena algumas frentes de trabalho. 


“Testagem da população, incremento da rede de atendimento em UTI por meio de tecnologias como os respiradores desenvolvidos pela USP e estudos de modelos mais avançados de cálculo da pandemia, com uma visão macro da Baixada”.  


A entidade defende que a população esteja pronta para essa retomada e disposta a contribuir para evitar a disseminação da doença e evitar futuras restrições. 


“Ultrapassado o debate científico sobre a disseminação da pandemia, a flexibilização se faz necessária para a retomada da economia, respeitando as regras como uso de máscaras e evitando aglomerações”.  


Dificuldade 


O presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SinComércioBS), Omar Abdul Assaf, prevê mais dificuldades. “Esperamos que o comércio volte, mas infelizmente as notícias não são animadoras”. 


Segundo Assaf, fatores como o relaxamento do isolamento social durante a quarentena podem fazer com que o Governo do Estado mantenha postura cautelosa em relação ao tema. Ele volta a pedir bom senso das autoridades. 


“Ninguém está questionando a área da saúde, mas tomem uma decisão de como será a volta. Cobramos clareza desde o início. O comércio precisa saber o dia da retomada das atividades para se preparar”. 


Logo A Tribuna